LEI RECONHECE UTILIDADE PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO 3X3 DE BASQUETE CAMPOS GERAIS
Entidade representa Ponta Grossa em competições oficiais e agora pode contar com apoio da Prefeitura
Com a sanção da Prefeitura de Ponta Grossa da Lei nº 15.477/2025, a Associação de Basquete 3×3 dos Campos Gerais conquistou a certificação de utilidade pública e pode receber recursos públicos municipais para desenvolver as atividades dispostas no seu estatuto. O vereador-licenciado e atual secretário de Esportes do Município, Ede Pimentel, justificou a proposta por se tratar de uma associação que promove um esporte olímpico e já desenvolve vários trabalhos junto à comunidade. “A instituição vem cumprindo seu papel previsto em estatuto e já presta relevantes serviços e contribuições sociais no município.”
BRASILEIRO – Um exemplo do trabalho desenvolvido pelo professor Paulo Bodão no comando da Associação foi a participação da equipe X3 Campos Gerais na etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Basquete 3X3, que aconteceu em Curitiba. Competindo com quatro equipes em 3 categorias, numa disputa que contou com 57 participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
VICE-CAMPEÃ – Contando com Anna Guedes, Duda Queiroz, Jamily Queiroz e Leticia Rodrigues, a equipe princesina fechou a fase de classificação em segundo lugar no Sub-18 Feminino, assegurando a sua vaga nas finais do Campeonato Brasileiro, que serão realizadas em Belo Horizonte no mês de novembro.
As ponta-grossenses passaram invictas pela fase de classificação, enfrentando na decisão as catarinenses de Criciúma, que ficou com o título. A presença nas finais do Brasileiro foi comemorada e o trabalho segue em ritmo intenso para enfrentar as melhores atletas do País em Minas Gerais.
ADULTO MASCULINO – No Adulto Masculino, o X3 Campos Gerais teve Gabriel Delega, Ivo Chiaretto, Gustavo Oliveira e Enrique Belmonte, que na fase de classificação terminaram em segundo lugar, perdendo para o Resenha, também de Ponta Grossa. Nas quartas-de-finais, novo revés, diante de Joinville (SC), e a sexta posição na classificação final.
SUB-23 MASCULINO – Na sua primeira competição juntos, Raul Fernandes, Victor Severich e Guilherme Rosa não conseguiram passar da fase de classificação, terminando na 11ª colocação.
SUB-23 FEMININO – Com Emily Severino, Luz Cabral e Marisa Melo, a equipe do X3 Campos Gerais terminou o torneio estadual na quinta posição, mas mostrou evolução e segue trabalhando para as próximas competições.
APOIO – Na Seletiva Nacional a X3 contou com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP), da ASPA – Associação dos Pais e Amigos do Basquete, da Associação de Basquete de Ubiratã (ABU) e da Federação Paranaense de Basquetebol.
Publicado em 23 de maio de 2025 às 22:46