LEI PROÍBE A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NOS ARREDORES DE UNIDADES PRISIONAIS EM PG
A medida visa coibir a tentativa de fuga e o arremesso de artefatos proibidos
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), os vereadores aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei 258/2025, que busca proibir a circulação e estacionamento de veículos em vias públicas próximas a unidades prisionais de segurança máxima em Ponta Grossa. De autoria do presidente do legislativo, vereador Julio Kuller (MDB), a proposta altera lei que regulamenta o sistema viário de Ponta Grossa, atendendo reivindicações de autoridades de segurança pública do município.
Através de nova redação, a Lei estabelece a restrição de circulação e estacionamento de veículos nos trechos de vias públicas que dividem muros ou edificações de unidades prisionais em Ponta Grossa. Ainda de acordo com o Projeto, a circulação poderá acontecer somente por veículos autorizados pelos órgãos de segurança pública municipal, estadual ou federal.
Em justificativa, o vereador Julio Kuller explica que a demanda busca aumentar a segurança nas imediações das unidades prisionais, evitando fugas. “A circulação de veículos não autorizados nas citadas vias poderá servir a atividades escusas tais como a elaboração de plano de fuga de presos ou a remessa de artefatos proibidos para dentro dos estabelecimentos prisionais.”, justifica.
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 19:32