ISBELA BRASILEIRO TRAZ A PONTA GROSSA A OFICINA “VESTINDO HISTÓRIAS”

Curso é gratuito e será desenvolvido no Centro de Criatividade com vagas limitadas a 40 pessoas

Uma imersão no universo do figurino como linguagem narrativa no cinema e nas artes, assim é descrita a oficina “Vestindo Histórias”, conduzida pela figurinista Isbella Brasileiro. Conhecida por seu trabalho em filmes como “Estômago 2” e “A Mesma Parte de um Homem”, a artista traz para Ponta Grossa e mais sete cidades do Paraná, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de julho, no Centro de Criatividade da Secretaria Municipal de Cultura.

O curso que é gratuito e limitado a 40 participantes. Poderão participar profissionais e estudantes de cinema, teatro, moda, audiovisual e interessados em figurino e narrativa visual. A programação é composta por uma etapa on-line e uma etapa presencial, somando 16 horas de aulas on-line e mais de 20 horas de atividades presenciais. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho e devem ser efetivadas exclusivamente no site www.vestindohistorias.art.br.

As aulas on-line começam no dia 7, destinadas exclusivamente aos inscritos. Essa etapa preparatória oferece fundamentos teóricos que serão aprofundados na oficina presencial, marcada para acontecer entre 15 e 19, das 13h30 às 18h30, no Centro de Criatividade.
Durante os cinco dias presenciais, os participantes vão explorar a história, a concepção e o impacto simbólico do figurino nas obras audiovisuais. A proposta vai além das técnicas de produção de roupas para cena, estimulando reflexões sobre como o figurino contribui para construir personagens, atmosferas e narrativas.
A oficina também promove análises de figurinos emblemáticos do cinema brasileiro e internacional, discussões sobre processos criativos e exercícios práticos que ajudam a desenvolver um olhar crítico e sensível para a composição visual de personagens.
Ponta Grossa é a primeira cidade do Paraná a receber a oficina Vestindo História, que acontece de maneira itinerante, e ainda em 2025 passará pelas cidades de Curitiba, Paranaguá, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá.

A gratuidade das oficinas itinerantes que acontecem no Paraná, é possível pelo projeto Vestindo Histórias, ter sido aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e ser custeado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. O projeto conta ainda com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, bem como do SATED/PR, que oferecerá benefícios e descontos para os participantes em seus cursos.

Serviço:
Oficina “Vestindo Histórias”
Inscrições: até 4 de julho no site www.vestindohistorias.art.br
Datas:
7 a 14 de julho (liberado conteúdo introdutório on-line)
15 e 19 de julho – Presencial / Horário: 13h30 às 18h30
Local: Centro de Criatividade da Secretaria Municipal de Cultura, localizado na Avenida Visconde de Taunay, 262, Centro.

LEGENDA: Figurinista Isbella Brasileiro conta com trabalhos no cinema, teatro e televisão

Publicado em 25 de junho de 2025 às 11:07

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.