HU-UEPG COMPLETOU MUTIRÃO COM 306 CIRURGIAS ELETIVAS DE ORTOPEDIA

Operações aconteceram nos finais de semana para não interferir na rotina do Hospital Universitário

Entre os meses de novembro de 2024 e julho deste ano, o Hospital Universitário HU-UEPG realizou um mutirão inédito de cirurgias eletivas de ortopedia que reduziu a espera por procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para 306 pessoas. As últimas cirurgias deste evento aconteceram no último sábado (26).

Foram realizadas cirurgias de quadril, joelho e mão, prótese de quadril, prótese total de joelho, lesão ligamentar de joelho, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho e dedo em martelo. “A Universidade Estadual de Ponta Grossa cumpre a sua função social através desse importante mutirão, que muda a vida das pessoas. Alguns pacientes estavam na fila há seis anos e agora já estão de volta com saúde nos seus lares”, comemorou o reitor Miguel Sanches Neto.

“Quando eu recebi a ligação falando que tinha um mutirão e perguntando se eu ainda estava aguardando pela cirurgia, quase nem acreditei. Eu fiquei muito feliz. Finalmente ia acabar aquela dor”. A fala é da dona Denice Rosa, que foi uma das primeiras pacientes a realizar a artroplastia de quadril pelo mutirão, em dezembro do ano passado. Ela sentia muitas dores para sentar, levantar e até para se mexer na cama, desde 2016. Em 2023, operou um dos lados do quadril e recebeu a notícia de que precisava realizar a cirurgia no outro lado – e rápido. “Começou a piorar muito, e o tempo passava e a fila não andava tão rápido quanto eu precisava”, lembra. “Esses mutirões são muito bons pra gente.”

Essa também é a realidade de Adair Rodrigues Machado, que é de Jaguariaíva e operou o quadril no início de dezembro. “Ótimo trabalho dos médicos e profissionais envolvidos nesse mutirão, acabou as dores que eu tinha”, enaltece. “Ajuda muitas pessoas que sofrem, e estão na fila de espera”

O evento não interfere na rotina do Centro Cirúrgico do HU: as cirurgias foram feitas aos fins de semana. No ritmo normal do setor, em que também acontecem outros procedimentos eletivos e emergenciais (o HU é referência para cirurgia geral, ortopédica, pediátrica, otorrinolaringologia, ginecológica, vascular, entre outras), o Hospital também tem registrado, todos os meses, números recordes de cirurgias.

O mutirão integra uma ação do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o Opera Paraná, que visa reduzir a espera por cirurgias eletivas. O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ressaltou a parceria intersetorial que contribui para a população por meio de ações como o mutirão de ortopedia do HU-UEPG. “É uma grande colaboração desse hospital que é importante para toda a região dos Campos Gerais e para o Estado do Paraná como um todo”, congratulou o Secretário.

Publicado em 29 de julho de 2025 às 03:18

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.