HEMEPAR REALIZA A COLETA DE BOLSAS DE SANGUE EM EMPRESAS, ESCOLAS E IGREJAS

O Hemocentro de Ponta Grossa conta com estrutura para a coleta externa

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado no último sábado (14), como parte das atividades do Junho Vermelho. Com isso, além da coleta tradicional nos postos oficiais, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná tem intensificado as coletas externas de sangue através de programas como o “Hemepar Vai Até Você”.

Normalmente essas coletas são agendadas, planejadas e articuladas com as secretarias municipais de saúde em empresas, escolas ou igrejas, com 100 doadores sendo o número ideal para esse tipo de coleta. “O atendimento é realizado mediante agendamento prévio com quantitativo pré-estabelecido, prezando pela qualidade e segurança no atendimento aos doadores”, explica a diretora do Hemepar, Vivian Patricia Raksa.      

A coleta externa acontece por meio de quatro hemocentros estaduais do Paraná – de Maringá, no Noroeste; Apucarana, no Vale do Ivaí; Ponta Grossa, nos Campos Gerais e Curitiba – com o objetivo de ampliar o acesso da população ao serviço de doação de sangue.

Para ter acesso às coletas externas entrar em contato com o serviço social do Hemepar pelo telefone: (41) 3281-4051 e e-mail: rchemepar@sesa.pr.gov.br.

HEMORREDE – Atualmente, a Hemorrede paranaense atende 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). São 23 unidades captando sangue para distribuir em 384 hospitais – públicos, privados ou filantrópicos. 

Desde 2019, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 238 milhões entre custeio, equipamentos e insumos modernos para o ciclo do sangue (hemoterapia), consolidando a hemorrede paranaense como uma das mais avançadas do país e referência para os demais hemocentros da rede nacional.

QUEM PODE DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Publicado em 19 de junho de 2025 às 11:05

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.