GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DE TARDE DE INTEGRAÇÃO NO CMEI DA CHAPADA

Atividade desenvolve nas crianças noções de cidadania e fortalece a convivência com a comunidade
As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Iracema Machado Silva, na Chapada, tiveram a oportunidade de participar de uma ação de integração promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.
O evento contou a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, dos secretários Guilherme Rangel (Cidadania e Segurança Pública) e Joana D’Arc Panzarini Egg (Educação), da coordenadoria do Instituto Mundo Melhor, agentes da Guarda Civil Municipal e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.
“Poder proporcionar momentos de integração e de cidadania como estes é de extrema importância para o desenvolvimento das nossas crianças. Hoje, além de poderem interagir com nossas equipes da GCM e do Trânsito, também estão exercitando sua cidadania com o cadastro para a confecção de identidades por meio do projeto Primeiros Passos. É a partir de ações como essas que formamos cidadãos cada vez mais conscientes e construímos uma cidade ainda melhor”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Para o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a promoção de medidas que ampliem a proximidade com o Município, em especial com as forças de segurança, é essencial para fortalecer os laços com a população. “A presença das nossas equipes em ações como esta fortalece a integração com a comunidade, o que acaba repercutindo de forma muito positiva no trabalho das nossas equipes. Outro ponto importante é o desenvolvimento de iniciativas como o Primeiros Passos, que leva um serviço essencial diretamente para a comunidade, facilitando o acesso das famílias a um documento tão importante”, aponta.
PRIMEIROS PASSOS – Os pequenos também realizaram o cadastro para a confecção de carteiras de identidade por meio do projeto Primeiros Passos.
A iniciativa é promovida através de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Mundo Melhor, contando ainda com o apoio do Instituto de Identificação do Paraná, da Vara da Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil.
Com foco na primeira infância, o projeto busca levar ações educativas e de cidadania para crianças da rede pública municipal de ensino. As ações são realizadas mediante agendamento das escolas junto ao Departamento de Cidadania do Município.
“Por meio deste trabalho, as crianças já começam a perceber que a marca que trazem no polegar é única, assim como elas são únicas. É um projeto que fala sobre segurança, cidadania, educação, individualidade e autoconhecimento”, comenta a secretária de Educação.
A presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki destaca a importância da parceria entre as instituições para viabilizar o projeto e o impacto da iniciativa na comunidade. “Contamos com o apoio dos servidores públicos devidamente preparados para executar o projeto. Atualmente, já temos um número bastante expressivo de confecções de identidades na cidade e posso dizer com segurança que, com parceiros sólidos e projetos inovadores, continuamos desempenhando um papel de relevância no avanço do desenvolvimento social e educacional em nosso país”, finaliza.
Publicado em 25 de março de 2025 às 17:46