GOVERNO DO PARANÁ INICIA O PROCESSO PARA A CONSTRUÇÃO DA ARENA OLÍMPICA

Com instalações de padrão internacional a nova arena será um centro formador de atletas de alto nível
A publicação de edital voltado para interessados na elaboração de estudos visando a implantação da Arena Olímpica do Paraná, nesta quarta-feira, é o primeiro passo do Governo do Estado para a construção de um complexo esportivo em Curitiba, voltado para diversas modalidades, inclusive o atletismo e ginástica, visando a formação de atletas de alto desempenho. O mesmo edital contempla a possibilidade de estudos sobre um complexo de esportes aquáticos, também na Capital.
Interessados no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do projeto que queiram apresentar estudos para viabilidade técnica-operacional, econômico-financeira, ambiental e jurídica para estruturação do projeto podem se cadastrar até o próximo dia 21 de março. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis, na íntegra, neste site. O valor máximo nominal para ressarcimento do estudo escolhido será de R$ 3,5 milhões.
O projeto, uma iniciativa conjunta das secretarias de Estado do Esporte e do Planejamento, visa a implantação de um novo complexo esportivo para formação de atletas de alto nível e atração de competições nacionais e internacionais, além da ampliação e modernização da estrutura existente no imóvel da sede da Secretaria do Esporte, no Capão da Imbuia, contemplando a renovação dos equipamentos geridos pela pasta.
Atualmente esse local tem três ginásios, um de vôlei, um para o paradesporto e ginástica rítmica e um de treinamento de ginástica artística, onde funciona o Centro de Excelência em Ginástica do Paraná. Também há espaços esportivos para aulas de futebol e rugby. A ideia é receber propostas para um ginásio com cerca de 20 mil lugares, podendo englobar parte da estrutura atual, ou um ginásio totalmente novo.
O edital também contempla a implantação de um complexo aquático voltado para a natação, que atenda aos parâmetros para recebimento de competições em nível nacional e internacional, ocupando imóvel que pertence ao Estado. A ideia é que ele tenha os mesmos parâmetros utilizados nas competições de natação das Olimpíadas. O edital contempla a execução dos projetos de maneira individual ou conjunta.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, esse projeto segue a lógica das Parcerias Público Privada, agora voltadas ao desenvolvimento dos esportes olímpicos, criando uma infraestrutura dedicada para formação de atletas paranaenses de alto desempenho. Além disso, estão previstos atendimentos sociais também de crianças e adolescentes.
“Essa é uma estratégia do Governo do Estado de trazer a inciativa privada para participar desse tipo de modelagem, porque ele tem um ganho social e um ganho para o esporte do Paraná. E naturalmente esse modelo desafoga o Estado de realizar novos investimentos com o privado podendo ser parceiro nesse tipo de iniciativa”, afirma Guto Silva.
Para o secretário de Estado do Esporte, Hélio Wirbiski, o edital é um grande passo para realizar a Arena Olímpica, um sonho antigo do Paraná e de Curitiba. “Essa Arena multiuso vai ajudar muito na formação de atletas de alto rendimento, mas, também, a atrair grandes eventos indutores do turismo. Com essa medida o governador Carlos Massa Ratinho Junior mostra o seu arrojo e apoio ao esporte paranaense”, diz.
Segundo ele, o projeto possibilitará a ampliação do programa Geração Olímpica e Paralímpica, que já é o maior programa de bolsa-atleta do País, e o incentivo a projetos de formação esportiva. Atualmente o Estado já conta com o Complexo do Tarumã, que possui o Centro Nacional de Treinamento de Skate, e também um Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel.
ETAPAS – O chamamento público visa captar um estudo de viabilidade técnica, operacional, econômico-financeira e jurídico-institucional, com vistas a auxiliar a gestão na concepção de parceria com o setor privado para reforma, ampliação, instalação, operação e manutenção da Arena Olímpica do Paraná. O estudo vai apontar o modelo da parceria, a viabilidade dos investimentos e a formatação da construção e administração do complexo.
Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 16:51