GOVERNO DO ESTADO INVESTE R$ 10 MILHÕES NA RENOVAÇÃO DA FROTA DA UEPG

Foram adquiridos ônibus, ambulâncias, vans, trator, retroescavadeira, veículos leves e motocicletas

O Governo do Paraná investiu mais de R$ 10,1 milhões na renovação e modernização dos veículos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atendendo às demandas de ensino, pesquisa, extensão e saúde. É o maior valor já destinado à frota da instituição e foi feito no período de 2019 e 2025. Foram adquiridos 46 veículos leves, seis vans de passageiros, três vans de cargas, quatro micro-ônibus e ônibus, duas motocicletas e dois equipamentos agrícolas.

Após 15 anos com a mesma ambulância, o Hospital Universitário da UEPG recebe um aporte inédito da Secretaria de Estado da Saúde para a aquisição de duas unidades de suporte básico, que chegam em até 60 dias, reforçando a assistência à comunidade e o ensino em saúde. 

Uma outra novidade chama a atenção: o novo ônibus, do modelo Volvo Comil Campione, garante mais segurança e conforto nas viagens institucionais de longa distância. O veículo também inaugura uma plotagem moderna e colorida, alinhada à marca da UEPG.

Os equipamentos agrícolas, um trator e uma retroescavadeira, atendem às demandas da Fazenda Escola e da Prefeitura do Campus, fundamentais para a manutenção dos campi, obras e prática agronômica. Outros veículos e viaturas foram destinadas à Prefeitura do Câmpus e ao setor de Vigilância, garantindo eficiência, segurança e preservação do patrimônio público.

“Mais do que alocar recursos em um determinado ano para questões na instituição, o que faz efetivamente a transformação é a continuidade e a estabilidade do seu financiamento”, enfatiza Aldo Nelson Bona, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

“No período do nosso governo, com todo o apoio do governador Ratinho Júnior, tem sido possível investir em todas as sete universidades, e agora especificamente aqui na UEPG, demonstrando isso em veículos, em obras, em contratação de pessoal. Estamos celebrando esta frota que dá, sobretudo, segurança e melhores condições de trabalho a toda a comunidade acadêmica”, afirmou.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, explica que a renovação da frota faz parte do planejamento estratégico da instituição e atende a três questões: segurança, economia e representatividade. “Uma frota de veículos novos traz para os usuários, para professores, agentes e alunos, muito mais segurança nas atividades da universidade e do HU, que são atividades cada vez mais próximas da comunidade”, disse.

Além disso, segundo Sanches, os novos veículos diminuem gastos com manutenção e estão dentro do período de garantia. Há, ainda, um investimento na imagem da instituição. “Uma universidade com uma nova frota aparece perante a comunidade de uma maneira muito melhor, ou seja, há um investimento na marca, um investimento na qualidade da própria instituição”, complementou.

UMA GESTÃO MODERNA – Os investimentos e mudanças na gestão logística da universidade permitiram praticamente zerar os gastos com manutenção. “Hoje, temos a frota funcionando perfeitamente, sem dar custos de manutenção, facilitando muito o trabalho, melhorando a qualidade de atendimento dos nossos projetos, com mais segurança aos passageiros”, afirmou Ivo Mottin Demiate, vice-reitor da UEPG.

As mudanças não se resumem à aquisição de veículos. Docentes e agentes universitários agora podem ter autonomia para conduzir veículos oficiais para desenvolver atividades de pesquisa e extensão, ampliando o impacto das ações junto à comunidade.

Outra importante novidade foi a adesão ao programa de locação para renovação das frotas de veículos oficiais do Governo do Paraná. São três vans e 16 carros que estão em circulação desde o início de 2024. O contrato garante a utilização pelo período de trinta meses e permite à universidade reduzir custos com aquisição e manutenção, além de contar com uma frota sempre renovada e segura, simplificando a gestão.

LEILÕES – Com os novos veículos em circulação, foi possível realizar dois leilões de inservíveis, em 2023 e 2024, que retiraram de uso 24 automóveis, duas vans, quatro ônibus ou micro-ônibus e um caminhão. Esses leilões ocorrem quando veículos da frota oficial já não apresentam boas condições de utilização, pela idade, quilometragem elevada ou alto custo de manutenção. O leilão contribui para a segurança da comunidade universitária, além de evitar despesas desnecessárias com armazenamento ou reparos e gerar recursos extras para o orçamento.

Outro leilão está previsto para 2025, em que serão colocados à venda 17 automóveis, uma van, três micro-ônibus ou ônibus, três caminhões e um equipamento agrícola.

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 17:42

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.