GOVERNO DO ESTADO FAZ BALANÇO POSITIVO DO DIA ‘D’ DA MULTIVACINAÇÃO
Além dos grupos prioritários o imunizante está liberado para todos os paranaenses
Milhares de paranaenses aderiram ao Dia ‘D’ Estadual de Multivacinação, realizado neste sábado (10). Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), a mobilização ampliou a cobertura vacinal, reforçando a imunidade da população. Os números estão sendo computados e o balanço deverá ser divulgado durante a próxima semana, com a expectativa de alcançar a meta de 300 mil imunizadas.
A vacina contra a gripe (Influenza), que até então era destinada apenas aos grupos prioritários, passou a ser ofertada à população geral com mais de seis meses de idade, como estratégia para elevar os índices de cobertura vacinal. De acordo com o Vacinômetro Nacional, no Paraná a cobertura entre gestantes, crianças e idosos está em 25,24%. O Estado já distribuiu aos municípios 3.768.000 doses da vacina e aproximadamente 2,5 milhões ainda precisam ser aplicadas.
Além da Influenza, também foram ofertadas as vacinas contra a Covid-19, febre amarela, sarampo e demais imunizantes estabelecidos no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), mobilizando 11.825 profissionais da saúde para a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.
COVID-19 – A vacinação contra a Covid-19 seguiu os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Foram aplicadas doses da Pfizer baby (crianças menores de 5 anos), Pfizer pediátrica (crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou não vacinadas) e do imunizante Moderna (para pessoas a partir dos 12 anos pertencentes aos grupos prioritários ou não vacinadas anteriormente).
Também foi aplicada a vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos residentes nas regionais de saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Ivaiporã.
Já a vacina contra o HPV, tradicionalmente indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, foi ofertada, de forma excepcional e temporária, também para adolescentes de 15 a 19 anos em dose única.
A ação conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde (Acispar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), APAEs, escolas, creches, entidades religiosas, Sistema S, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.
Publicado em 10 de maio de 2025 às 15:18