‘FESTA DE NANÃ’ ACONTECE SÁBADO NO LAGO DE OLARIAS
Patrimônio cultural de Ponta Grossa a celebração homenageia Nanã Buraquê a mais velha das orixás
Um dos principais eventos das religiões de origem africanas, a Festa de Nanã, será realizada no sábado (26), a partir das 14 horas, no Lago de Olarias, em Ponta Grossa. Aberta para a comunidade, a celebração é coordenada pela União dos Templos de Matriz Africana e Ameríndias, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da URI-PG (United Religions Initiative).
Na Umbanda, a festa de Nanã, também conhecida como Saluba Nanã, é uma celebração em homenagem à Orixá Nanã Buruquê, considerada a mais velha das Orixás, regente da lama, da ancestralidade e do portal entre a vida e a morte. É um momento de reverência, gratidão e conexão com a sabedoria e a força ancestral de Nanã.
O cerimonial de abertura está programado para as 14 horas e logo após acontecerá a celebração a ‘Nanã’, com cantos e louvações, além de oferendas de flores à divindade. Às 15 horas será feita a distribuição de fitas para pedidos a Nanã, que serão amarradas no deck do lago. Logo depois, às 15h30, inicia a ‘roda de conversa’; na sequência haverá uma apresentação dos ‘Tambores do Paraná’; a reverência às Senhoras Benzedeiras; e as Curimbas de Ponta Grossa encerram a programação. Durante todo o evento, haverá uma exposição e feira de artesões.
A Festa de Nanã é um dos mais importantes eventos religiosos do município, sendo, inclusive, Patrimônio Cultural de Ponta Grossa, salvaguardada e reconhecida pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) desde o ano passado 2024.
Publicado em 24 de julho de 2025 às 12:16