ESPETÁCULOS DE ‘WHEELING’ E ‘BMX’ GARANTEM A ADRENALINA NO VERÃO MAIOR

Motos e bikes proporcionam momentos de encantamento e emoção para os veranistas
A semana foi marcada pelas manobras e acrobacias sobre duas rodas nas praias paranaenses, com shows de motociclistas no estilo ‘wheeling’ e das bikes do conhecido BMX, que fazem parte da história de crianças e jovens há muitas décadas. Integrados ao Verão Maior Paraná e aos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), os shows atraíram centenas de espectadores nas apresentações em Morretes, Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná, aumentando a expectativa para as duas últimas etapas, neste sábado (1º), em Matinhos, e no domingo (2) em Guaratuba.
Neste último dia de janeiro, a pista foi montada no Balneário Shangri-Lá, com atletas de renome nacional e internacional realizaram manobras que tiraram o fôlego do público, com todo o aparato técnico e a animação de DJs e locutores que empolgaram o público.
“Nunca tinha visto um show desses pessoalmente, só pela televisão. Foi muito interessante, muito radical”, disse Gustavo Zigovski, pesquisador de Curitiba.
“Estava voltando da praia, ouvi o som da música e resolvi parar para ver o que estava acontecendo. Foi uma surpresa muito legal”, declarou a curitibana Gabriela Sanção.
WHEELING – Modalidade esportiva que consiste em manobras nas motos, com apenas uma roda no chão, o ‘wheeling’ é apresentado pela equipe Alto Giro Show, com mais de 28 anos de experiência na modalidade.
Utilizando motos de alta performance, que variam de 125 a 750 cilindradas, estão a TR 125R, KLX 450, CB 600F Hornet, SRAD 750 e NX4 Falcon, além de um quadricíclo
O show conta com quase 50 manobras diferentes, como os ‘zerinhos’, empinadas e até cambalhotas. A apresentação é acompanhada de um show de pirotecnia. “É um show completo, com várias motos diferentes, lança-chamas, luzes e muitas manobras radicais. Tudo feito por uma equipe treinada, que se apresenta por toda a América do Sul”, disse o piloto e fundador da equipe, Ivan Toffoli.
BMX – A apresentação de bicicleta, conhecida como Showtime BMX, conta com uma série de saltos acrobáticos em bikes aro 20. Ao longo de quase uma hora, quatro atletas fizeram dezenas de manobras em uma rampa gigante, fazendo com que o público prendesse a respiração.
Um dos atletas é Paulo Saçaki, que já foi treinador de Gustavo Bala Loka, que competiu nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Ele também é filho do pentacampeão de supercross Eduardo Saçaki, uma lenda brasileira dos esportes radicais.
“É um show que não é só pra quem gosta de BMX, mas para todo mundo que queira se divertir, do avô ao neto. Já viemos outras vezes ao Verão Maior e é sempre uma excelente oportunidade de mostrar o nosso trabalho e popularizar o esporte”, disse Saçaki.
Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 21:02