CRIAÇÃO DO “DIA DO RIO PARANAPANEMA” É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PONTA GROSSA
Relatos e depoimentos serão anexados ao processo de criação da Lei Federal
A cidade de Ponta Grossa foi escolhida para receber nesta quarta-feira (27), a partir das 14 horas, a audiência pública que pretende estabelecer o “Dia Nacional do Rio Paranapanema”. O evento ocorre no Hotel Planalto, na esquina das ruas 7 de Setembro e XV de Novembro. A promoção é do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Paranapanema, que realiza a audiência também no formato online, possibilitando a participação de mais interessados no tema.
A intenção é tornar a data de 27 de agosto o Dia Nacional do Rio Paranapanema. Para isso, representantes de diferentes áreas vão dialogar, apresentar e compartilhar relatos sobre a importância do rio. Os depoimentos serão anexados ao processo de criação da Lei Federal.
Atualmente é proibida a instalação de indústrias de alto risco de poluição na região do Rio, que é o divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná. A bacia do Paranapanema abrange território de 105.921 km², com 247 municípios – 51% do território no Paraná e 49% em São Paulo. A população estimada na bacia é de cerca de 4,8 milhões de habitantes. O Paranapanema, inclusive, já recebeu o título de águas mais limpas do estado de São Paulo e figura como um dos mais limpos do Brasil.
Conforme dados do CBH, o rio gera mais de 4% da energia elétrica consumida no Brasil. “São águas muito importantes para o setor produtivo brasileiro, como também para a agricultura de ponta e possui um extraordinário potencial para a agricultura irrigada das regiões por onde está a bacia. É um legítimo tesouro ambiental. Para Ponta Grossa, que é uma das cidades que faz parte da bacia, é um imenso orgulho abrigar a audiência pública”, comenta a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski.
Publicado em 26 de novembro de 2024 às 14:47