COPA DO MUNDO PROFESSOR SATYRO TEM RODADA DE ABERTURA DIA 7 DE SETEMBRO
Competição reúne veteranos e resgata uma tradição do futebol ponta-grossense
A Copa do Mundo de Ponta Grossa foi criada em 1978 pelo professor Antonio José França Satyro, reunindo veteranos do futebol em homenagem às etnias que formaram a comunidade de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. Interrompida nos anos 1990, a competição voltou a ser realizada graças ao empenho de um grupo de aficionados, principalmente o trio Antonio Carlos Maciel, José Alves de Faria Filho e Carlos Alberto de Oliveira, atletas consagrados e amantes do futebol, com a Secretaria Municipal de Esportes encampando a ideia e promovendo a Copa Professor Satyro, que é amparada pela Lei nº 149/2022, de autoria dos vereadores Izaias Salustiano, Paulo Balansin e Divo Pereira Antunes.
DIA 7 – A Copa Professor Satyro tem o seu início confirmado para o próximo domingo, dia 7 de setembro, com a participação de doze seleções. No grupo ‘A’ estão Alemanha, Nigéria, Itália, Suécia, Espanha e Holanda. E o grupo ‘B’ é formado pelas seleções da Polônia, Uruguai, Inglaterra, França, Brasil e Argentina.
O secretário Ede Pimentel, dos Esportes de Ponta Grossa, falou da importância da Copa para o fortalecimento do esporte e da identidade cultural ponta-grossense: “A Copa Satyro é mais do que um torneio de futebol, é um resgate da história e da diversidade da nossa cidade. Cada edição reafirma a força do esporte como ferramenta de integração, confraternização e valorização das nossas raízes. A expectativa é de que a competição que reúne atletas veteranos, acima de 50 anos, atraia grande público aos jogos, mantendo viva uma tradição que já faz parte da memória esportiva de Ponta Grossa.”
PROFESSOR SATYRO – O professor José Antonio França Satyro foi o criador dos Jogos Estudantis da Primavera e um dos mais importantes nomes do esporte ponta-grossense em todos os tempos. Através da sua Fundação Educacional 31 de Março foi o responsável pelo surgimento da Copa do Mundo de Ponta Grossa, que não se limitava ao futebol, realizando mostras e o congraçamento dos povos que formaram a identidade dos Campos Gerais do Paraná.
Nascido em São Carlos, no interior de São Paulo, Satyro mudou-se para Ponta Grossa 1959, foi jogador do Guarani. Em 1956 idealizou os Jogos Estudantis da Primavera, através do Diretório Acadêmico Joaquim de Paula Xavier, da então Faculdade de Filosofia de Ponta Grossa. Através da Fundação Cultural de Ponta Grossa Satyro realizou a Copa do Mundo de Ponta Grossa e eventos voltados à Educação de Jovens. Faleceu aos 88 anos, no dia 3 de maio de 2019.
Publicado em 30 de agosto de 2025 às 15:46