CONVÊNIO PREFEITURA/ESTADO GARANTE A CONSTRUÇÃO DA NOVA ‘PONTE PRETA’

Prefeita Elizabeth destaca a importância da ligação entre Ponta Grossa e Carambeí

A Prefeitura Municipal cumpriu todos os requisitos necessários para viabilizar a construção da nova ‘Ponte Preta’, ligando Ponta Grossa e Carambeí, através de convênio com o Programa Paranacidade. A Secretaria de Estado das Cidades deu parecer técnico favorável à destinação de recursos para realização da obra e, agora, a Prefeitura aguarda a autorização para abrir o processo licitatório.

“Tudo cem por cento para a construção da nova Ponte Preta, um projeto que fizemos ainda em 2022 e que protocolamos na Secretaria de Estado das Cidades no início de 2023. Com muita satisfação recebemos essa documentação final por parte do Governo do Estado e agora contamos com a autorização da Secretaria de Estado das Cidades, por meio do secretário Guto Silva, para que a licitação seja definitivamente autorizada. Juntos, estamos desfazendo mais esse nó que atrapalha o desenvolvimento da região”, comemora a prefeita Elizabeth Schmidt, que também agradeceu o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ex-deputado estadual Plauto Miró Guimarães, destinador de recursos para a obra.

A nova ponte vai substituir a antiga ‘Ponte Preta’, localizada na região da represa de Alagados, sobre o Rio Pitangui, garantindo a integração com a cidade vizinha. O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, em 2022, com orçamento de R$ 2,2 milhões.

Segundo o parecer da equipe técnica da Secretaria das Cidades, estão reunidas todas as condições para a formalização da parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para a construção da nova ponte, garantindo a integração com a cidade vizinha.

O parecer favorável é uma etapa necessária para que o projeto seja finalmente transformado em realidade. “Diante do exposto, esta Assessoria opina favoravelmente à realização do Convênio a ser celebrado com o município de Ponta Grossa, tendo o Paranacidade na condição de Interveniente”, diz o documento, que dá aval ao projeto e atesta que o convênio está de acordo com toda a legislação necessária para receber os recursos – que já estão assegurados.

FIM DO GARGALO – Este é um avanço para a solução de mais um gargalo logístico para a economia das duas cidades. A construção de uma nova ponte no local é uma demanda histórica de moradores e produtores rurais da região, responsável por grande produção agropecuária. Com a obra, a ligação entre Ponta Grossa e Carambeí vai se tornar outra via de grande importância para vários segmentos econômicos, inclusive o turismo – também está em curso a retomada da pavimentação da Estrada do Alagados e sua continuidade, totalizando 18,5 quilômetros.

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 19:08

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.