CINE PG APRESENTA ANIMAÇÃO “GLORINHA DO MEU QUILOMBO” NESTA SEXTA-FEIRA

Filme conta a história do Quilombo da Colônia Sutil e do seu Wilson Ferreira

“Pedala. A terra te chama! Não importa o quão longe os teus pés se movam, eles sempre conhecerão o caminho de casa”. Por algum tempo, esta foi parte da rotina de Wilson Ferreira dos Santos, homem negro e quilombola, integrante da comunidade Colônia Sutil, em Ponta Grossa (PR). É da história de vida do seu Wilson – e a sua conexão com o Quilombo Sutil – que nasceu a animação do projeto “Glorinha do Meu Quilombo”. O desenho tem classificação livre e será exibido em seu lançamento, nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, às 19h30, com entrada franca, no ‘Cine PG’ do Centro Municipal de Cultura.

A animação é um sonho antigo da multiartista Ligiane Ferreira, idealizadora de a “Glorinha do Meu Quilombo”, projeto que homenageia seu pai e exalta a cultura e as tradições do povo negro e quilombola. Ao utilizar as artes e a cultura como instrumentos, Ligiane tem oportunizado a educação antirracista nas escolas municipais dos Campos Gerais e do Estado do Paraná, nos moldes que preconiza a Lei 10.639/03. Esta norma torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação no Brasil.

“Através de um roteiro simples e linguagem coloquial, a narrativa ganhou um formato poético, capaz de cativar crianças e adultos enquanto assistem e conhecem a conexão que meu pai mantinha com o território quilombola. A comunidade da Colônia Sutil tem muito orgulho de integrar um quilombo com 171 anos de história”, conta Ligiane.

“Mesmo que algumas pessoas tenham saído de lá, continuam trazendo no peito e no pensamento este pertencimento, como meu pai”, completa a atriz e dramaturga, que convida a todos para o lançamento. “Esperamos contar com a presença de estudantes, educadores, a comunidade acadêmica, os indígenas, quilombolas, todas as etnias que compõem a formação sociocultural de Ponta Grossa e região.”

Esta edição do projeto Glorinha do Meu Quilombo conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB – Governo Federal) e é destinado às crianças da rede pública de ensino do Município.

As atividades serão desenvolvidas nas escolas Adelaide Thomé Chamma; Cláudio Gonçalves Guimarães; Deodoro Alves Quintiliano; Djalma de Almeida Cesar; Leopoldo Pinto Rosas; Orival Carneiro Martins; Zahira Catta Pretta Mello; Cristiane Levandowski; e Fioravante Slaviero.
As demais escolas e instituições educacionais que pretendem participar do lançamento da animação “Glorinha do Meu Quilombo”, podem reservar seus lugares. Para isso, um represente do educandário deve entrar em contato com a idealizadora do projeto, Ligiane Ferreira, pelo celular (42) 98864-2202.

Publicado em 17 de setembro de 2025 às 17:44

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.