Caminhada do ‘Maio Furta-Cor’ reúne mais de 200 pessoas
Prefeitura realizou atividades para a conscientização para a saúde mental materna
Mais de 200 pessoas participaram de uma caminhada para marcar as ações realizadas pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela comunidade no Maio Furta-Cor, mês de conscientização para a saúde mental materna, durante a manhã desta quarta-feira (29). A caminhada iniciou na Praça Barão de Guaraúna, a ‘Praça dos Polacos’, e seguiu pela Avenida Vicente Machado até o Terminal Central – contando com o apoio e sinalização do Departamento de Trânsito.
Presente no evento, a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Priscila Degraf, destacou o envolvimento dos servidores na causa e também a importância de iniciativas como essa.
“Estamos muito felizes em poder reunir nossas equipes e a comunidade para mostrar que é fundamental estarmos atentos com a saúde mental materna, cuidar de quem cuida”, ressaltou Priscila. Além da caminhada, os presentes vestiam camisetas e ‘pins’ alusivos à campanha realizada em todo o Brasil.
Em Ponta Grossa, a Prefeitura realizou, durante todo o mês, ações de conscientização com as equipes que atuam no atendimento à população. “Desde o início de maio estamos em contato com as agentes comunitárias, realizando a entrega de materiais nas unidades de saúde e também buscando sensibilizar toda a rede de apoio das mães para este assunto. É muito importante que a mãe se sinta acolhida e, caso não esteja bem, busque sua unidade de referência”, explica a enfermeira Manon Callaça, que atua na área de cuidado materno-infantil na FMS.
A campanha
Maio é o mês que se comemora o Dia das Mães, momento oportuno de discutir causas maternas, e por isso foi escolhido para dar visibilidade à importância da saúde mental materna. O cuidado e atenção para a causa é necessário por conta de um alarmante crescimento dos casos de depressão e ansiedade entre as mães, especialmente no período pós-parto. Já a escolha pela Furta-Cor se deu por ser uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.
Publicado em 29 de maio de 2024 às 16:21