CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DE 200 VAGAS PARA AGENTES DE ENDEMIAS NO MUNICÍPIO

Medida atualiza o quadro de servidores da Fundação de Saúde para o combate à dengue

Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 057/2025 que cria 200 novas vagas para o cargo de ‘Agente de Endemias’ em Ponta Grossa. De autoria do Poder Executivo, a medida pretende atualizar o quadro de servidores da Fundação Municipal de Saúde, órgão responsável pelas ações de combate das endemias no município e combater o crescente número de casos no município.

Na justificativa do projeto, o Executivo defende que o aumento das vagas vai ao encontro do que já é estabelecido no Programa Nacional de Controle da Dengue. O Programa recomenda um Agente de Combate à Endemias para 800 a 1000 imóveis. Nesse contexto, dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), indicam que o município possui aproximadamente 200.000 imóveis, evidenciando a necessidade de adequação do quantitativo de profissionais.

Atualmente o quadro de ‘Agente de Endemias’ possui 143 vagas, com a aprovação do PL, passará a contar com 343 profissionais que atuarão em ações de combate, sobretudo, aos casos de Dengue em Ponta Grossa. A medida foi aprovada de maneira unânime e agora segue para segunda discussão.

Publicado em 28 de abril de 2025 às 22:42

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.