Notícias Recentes
BANCOS DE LEITE DO PARANÁ ATENDERAM 21 MIL MÃES E BEBÊS EM 2024

Em Ponta Grossa o Banco de Leite do Hospital Universitário atende na Rua Augusto Ribas 81

O Governo do Paraná registrou em 2024 um aumento de 77,4% no atendimento dos quatro bancos de leite da rede de hospitais das universidades estaduais, nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e dos Campos Gerais. Foram 21.576 atendimentos, com orientações sobre o aleitamento materno e serviços de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês que não podem ser amamentados pelas mães. Em 2023 houve 12.156 atendimentos em toda a rede.

Ligados às universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste), os hospitais também recebem doações de leite humano. O estoque é destinado para os bebês internados em Unidades Neonatais. Além disso, o banco de leite atende mulheres com condições que dificultam o aleitamento natural, como baixa produção de leite, problemas de saúde que impedem a amamentação, lesões nos mamilos ou o nascimento prematuro dos bebês.

Parte do leite arrecadado é destinada a demandas de outras unidades hospitalares, contribuindo, inclusive, com a rede privada de saúde.

O leite arrecadado passa por um processo de pasteurização, ou seja, é aquecido e resfriado para eliminar micro-organismos que possam causar danos aos recém-nascidos. Entre janeiro e dezembro de 2024, os quatro hospitais universitários (HUs) coletaram, aproximadamente, 9.348 litros de leite humano, com uma média mensal de 779 litros. De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, fornecendo a nutrição necessária para o desenvolvimento saudável das crianças.

As atividades dos bancos de leite dos HUs contemplam, ainda, assistência para as mães de bebês internados nas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica dos HUs, incluindo suporte emocional, a fim de assegurar a produção de leite para essas mulheres. Esse acompanhamento nutricional, que envolve orientações e informações sobre a preservação e a armazenagem adequadas do leite materno, além de técnicas de extração, é importante para promover a saúde tanto das mães quanto dos bebês.

PONTA GROSSA – Inaugurado há três anos, o banco de leite do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais está instalado na Rua Augusto Ribas, 81 – Centro e pode ser acessados pelo telefone (42) 3311-8414 e whatsapp (42) 3311-8527. De 2023 para 2024, a quantidade de atendimentos saltou de 1.211 para 2.841, o que representa uma alta de 134,5%. A unidade recebeu 735 litros de leite em doação ao longo do ano passado, o que corresponde a 61 litros mensais, em média.

A diretora do banco de leite do HU da UEPG, Cláudia Cancian, enfatiza a importância do leite que é doado para a saúde dos recém-nascidos. “Além de fornecer nutrientes essenciais, o leite materno oferece proteção contra doenças como infecções respiratórias e alergias, sendo uma fonte valiosa para os recém-nascidos que não podem mamar diretamente nos seios das mães, principalmente para as mulheres hospitalizadas”, explica.

COMO DOAR – A doação de leite humano é recomendada para mulheres saudáveis, que tenham uma produção maior do que os filhos consomem. Na rede estadual de hospitais universitários do Paraná, as voluntárias passam por uma triagem, com apresentação de exames pré-natais para avaliação médica, e recebem orientações sobre os cuidados necessários para a extração do material. O leite coletado em casa é transportado por equipes dos HUs.

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 14:42

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.