ATLETISMO ENCERRA OS JOGOS PARADESPORTIVOS DO PARANÁ
Ponta Grossa conquistou 74 medalhas, 43 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze
A etapa final dos 12º Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), aconteceu no final de semana, entre os dias 23 e 25, na cidade de Foz do Iguaçu, com a participação de mais de 700 atletas e técnicos de 45 municípios. Os PRAJAPs começaram em maio, em Londrina, com mais de 2 mil participantes competindo em 16 modalidades.
Em Foz do Iguaçu, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, foram disputadas as provas do atletismo, definindo os campeões no lançamento de dardo, disco e clava, o arremesso de peso, salto em altura, salto em distância, salto tripl, e corridas de 100m a 5000m, além dos revezamentos 4×100 e 4×400 metros.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destaca a importância do evento para o paradesporto no Paraná. “Quando começamos essa gestão, um dos pedidos do governador foi que o Paraná se tornasse referência na área do paradesporto. De lá pra cá nós evoluímos muito, fizemos parcerias com o Comitê Paralímpico Brasileiro, capacitações nas escolas, Centros Paradesportivos. No programa Proesporte, por exemplo, atendemos a todos os projetos paradesportivos, não ficou ninguém de fora”, ressalta.
A atual edição dos PARAJAPs foi a maior da história, superando a marca de participantes de 2019, 2022 e 2023. O evento não só promove a inclusão através do esporte, mas também reforça a estratégia estadual de incentivar e apoiar atletas e modalidades paradesportivas.
PONTA GROSSA
Com 39 paratletas, Ponta Grossa participou das provas de atletismo nos PARAJAPs, conquistando 74 medalhas, sendo 43 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze, terminando na 7ª colocação entre 29 municípios.
RESULTADOS
Documentos, resultados individuais por prova, boletins, classificação final e outras informações podem ser encontrados no site da Secretaria de Estado do Esporte (Consultar Pastas no Documentador – Documentos Oficiais PARAJAPS | Secretaria do Esporte).
PARADESPORTO NO PARANÁ
Uma das ações de destaque para o desenvolvimento do paradesporto é o programa Geração Olímpica e Paralímpica, que disponibiliza bolsas-atleta e se tornou uma referência em todo Brasil. Para as Paralimpíadas, dos 28 paranaenses que estão em Paris (entre atletas e técnicos), 20 são bolsistas do programa. Destes, 12 são apoiados também pelo programa Proesporte.
Publicado em 26 de agosto de 2024 às 20:49