AGROLEITE MOSTRA A FORÇA DA BACIA LEITEIRA DO PARANÁ EM CASTRO
Com 350 expositores a mostra acontece na Castrolanda e segue até a sexta-feira
A 25ª edição da Agroleite foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (5), no Castrolanda Expo Center, dando início à programação daquela que é considerada a maior vitrine da tecnologia da cadeia do leite na América Latina. Durante quatro dias a feira terá, além de atrações especiais, fóruns, painéis e seminários voltados às cadeias produtivas do agronegócio. Neste ano, o Agroleite conta com mais de 350 expositores e mais de 160 mil pessoas devem passar pelo local, com acesso gratuito para o público.
Na abertura, o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, destacou que o protagonismo na produção de leite é resultado dos investimentos em tecnologia e de uma tradição que vem sendo passada de geração em geração. “Os primeiros imigrantes da Holanda chegaram aqui há 70 anos com muita vontade de povoar essa região e fazer a diferença. O que nós vivemos hoje é a continuação deste legado. Com muito trabalho, dedicação e empenho, a cadeia do leite se desenvolveu e hoje é uma referência na América Latina.”
O vice-governador Darci Piana participou da abertura oficial e falou da importância do evento. “A Agroleite reúne os maiores produtores de leite do País, nesta região que lidera a produção nacional de lacticínios. Isso é fruto de um trabalho intenso das nossas cooperativas, como a Castrolanda, e dos nossos produtores, que trabalham com muita tecnologia para oferecer os melhores produtos aos consumidores.”
Juntas, Castro e Carambeí lideram a produção de leite brasileira, com mais de 800 milhões de litros produzidos todos os anos, com o Valor Bruto da Produção de lacticínios passando de R$ 1,8 bilhão anuais, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
O evento é uma realização da Castrolanda, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Castro, e com o apoio de 131 empresas patrocinadoras.
A abertura dos trabalhos conta, entre outras opções, com o Painel da Mulher Cooperativista, uma ação que já se tornou tradição, na Arena Conexão – Plenária Principal, tem como tema “Você nasceu para dar certo”. O objetivo é de promover a reflexão e a valorização do papel feminino no campo e na sociedade. O painel é voltado para todas as mulheres, independentemente de serem produtoras ou não.
PAULO GUEDES – Diversos temas voltados ao setor serão explorados na Agroleite em apresentações ao longo da semana. Na sexta-feira, o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes ministra uma palestra no Fórum da Agricultura, com o tema “Impactos do cenário global e nacional no agronegócio brasileiro”.
RAÇAS – Além disso, durante todos os dias serão realizados julgamentos das raças leiteiras, com a presença de convidados especiais, com o canadense James David Black sendo o responsável pela avaliação da raça Holandesa (tanto preta e branca, quanto vermelha e branca), além de outras cinco categorias.
Já a raça Jersey será julgada pelo norte-americano Ryan Krohlow, criador e preparador de animais premiados em eventos de elite como a World Dairy Expo, onde também já atuou como juiz. Haverá tradução simultânea dos julgamentos.
Ao todo, 52 expositores inscreveram 548 animais – um número 15% maior do que no ano anterior. A concorrência é maior justamente nas categorias holandesa – 235 exemplares da preta e branca e 116 da vermelha e branca – e Jersey, com outros 170 animais na disputa.
O Torneio Leiteiro é outra atração especial desta edição do Agroleite. A disputa contará com a realização de oito ordenhas de terça a quinta-feira. Essa ação vai movimentar o Pavilhão Agroleite em disputas que medem a produtividade por volume em duas categorias: vaca jovem e vaca adulta.
TROFÉU AGROLEITE – Nesta noite de quarta-feira, a expectativa é grande para os 48 finalistas do Troféu Agroleite. O “Oscar” da pecuária leiteira nacional terá seus campeões conhecidos em cerimônia fechada para convidados a partir das 20 horas. As disputas pelo título envolvem 16 categorias: Genética, Saúde Animal, Bem-Estar, Nutrição, Sementes, Ordenha, Refrigeração, Embalagens, Associação de Produtor, Tratores, Implementos agrícolas, Fazenda Referência, Agente Financeiro, Laticínios, Pesquisa e Desenvolvimento e Mídia.
CENTRO DE EXCELÊNCIA – Durante a Agroleite, o Sistema Faep realiza o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Excelência em Leite, empreendimento de R$ 32 milhões.
No espaço, construído em um terreno de quatro hectares, anexo ao Parque Tecnológico da Agroleite, funcionará um complexo educacional voltado à formação de mão de obra para a cadeia láctea, em nível técnico e especializado. A projeção é oferecer 500 vagas em cursos de especialização em bovinocultura de leite e em técnico em agropecuária, a partir de 2027. Com oito blocos – sete com estrutura padrão e uma adaptável –, o local terá 4,3 mil metros quadrados de área construída.
A escolha do município para abrigar o Centro de Excelência em Leite levou em consideração, entre outros aspectos, a sua relevância para a cadeia produtiva. Reconhecida por lei federal como “Capital Nacional do Leite”, Castro tem um rebanho de mais de 53,4 mil vacas ordenhadas, com produção média anual de 8,4 mil litros por animal. A média nacional é de 2,2 mil litros por vaca/ano. O desempenho em produtividade de Castro se aproxima de líderes da pecuária leiteira mundial, como Estados Unidos e Alemanha, e supera o de países como França e Nova Zelândia.
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 13:47