CINEPG TEM PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO ‘MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA’

Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil terá debate ao final da apresentação

O CinePG inicia nesta quarta-feira (5) uma série especial de exibições em alusão ao Mês da Consciência Negra, com o título Narrativas Negras em Cena. A programação abre com o documentário Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisário Franca. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

A sessão de abertura tem início às 19 horas e será seguida de uma palestra e debate com as conselheiras Jaqueline Lopes, vice-presidente do Compir, e Cristiane Zelenski, secretária do Conselho. A entrada é gratuita e indicada para maiores de 10 anos.

A programação segue ao longo do mês com títulos que destacam a luta, a representatividade e as conquistas da população negra. No dia 17, será exibido Besouro, filme brasileiro inspirado na vida de um lendário capoeirista baiano. Já no dia 20, o público confere Medida Provisória, de Lázaro Ramos, uma ficção sobre identidade e resistência.

No dia 24, o destaque é Estrelas Além do Tempo, que conta a história real de cientistas negras que desafiaram o racismo e o machismo na NASA. Em seguida, no dia 25, será exibido AmarElo, documentário de Emicida que celebra a cultura e a autoestima negra. Encerrando a programação, no dia 26, o público poderá assistir  Pantera Negra, sobre o empoderamento e da representatividade no cinema.

Além das sessões noturnas, está programada a exibição do filme Selma: Uma Luta pela Igualdade, às 13h45, nos dias 5 e 17, voltada especialmente à equipe multidisciplinar dos CMEIs e à equipe técnica da diversidade da Secretaria Municipal de Educação.

 O CinePG funciona na sala de cinema do Centro de Cultura, lna Rua Doutor Colares, 736, no Centro de Ponta Grossa.

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 12:30

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.