ESPETÁCULO ‘UM CONCERTO PARA DOM QUIXOTE’ HOMENAGEIA ONU E BIBLIOTECA

Apresentações serão desenvolvidas na antiga Chaminé das Indústrias Wagner

A Secretaria Municipal de Cultura estará brindando o público ponta-grossense nas próximas terça, quarta e quinta-feiras, dias 21, 22 e 23, com o espetáculo “Um Concerto para Dom Quixote”, em homenagem aos 80 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos 85 anos da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei.

O evento será desenvolvido na antiga Chaminé das Indústrias Wagner, entre a Biblioteca e o Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, e integra as ações oficiais da campanha internacional da ONU, cujo lema é “Construindo o nosso futuro juntos”.

A programação reúne o Coro Cidade de Ponta Grossa, a Conservas Big Band e o Trio de Madeiras do Conservatório Musical, unindo a música, literatura e sustentabilidade. Com direção e produção de Eziquiel Ramos, o concerto tem regência de Giulia Leal (Coro Cidade de Ponta Grossa) e Amauri Junior (Conservas Big Band). A interpretação do personagem Dom Quixote fica por conta da artista Vivian Bueno, que dá vida ao símbolo da paixão pelos livros e pela imaginação.

DOM QUIXOTE – Inspirado na obra de Miguel de Cervantes, o espetáculo propõe uma reflexão poética sobre o conhecimento, a arte e o poder transformador dos sonhos. Toda a concepção do concerto foi desenvolvida com foco em sustentabilidade e reuso, com figurinos confeccionados a partir de páginas de livros que seriam descartadas, transformadas em novas formas de beleza e significado.

TRIO MADEIRAS – Além das apresentações na Chaminé, o projeto também promove na quarta-feira concertos itinerantes do Trio de Madeiras, formado pelos professores Fabrício Ribeiro, Jacson Vieira e Amauri Junior, nos terminais de ônibus e no hall da Prefeitura.

O repertório inclui obras populares interpretadas por clarinete, fagote e flauta transversal, aproximando a música erudita do cotidiano urbano. O personagem Dom Quixote também estará presente nessas ações, levando poesia e humor aos encontros musicais.

COMUNIDADE – Após os concertos, o público será convidado a visitar a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em comemoração aos seus 85 anos de fundação. A entrada é social, mediante a doação de um pacote de balas, livros ou materiais para troca, incentivando o hábito da leitura e o compartilhamento de saberes.

Para envolver ainda mais a comunidade, o Coro Cidade de Ponta Grossa lançou uma playlist especial no Instagram, com o repertório e as letras do espetáculo. Trata-se de um convite para que as famílias possam conhecer, cantar e vivenciar a experiência também fora do palco.

O secretário de Cultura, Alberto Portugal, destaca o simbolismo do evento. “Celebrar os 80 anos da ONU por meio da música é reafirmar a importância da cultura como instrumento de união e esperança. Ponta Grossa participa dessa rede mundial de celebrações com orgulho, mostrando que nosso presente e nosso futuro se constroem com arte, leitura e cooperação.”

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 11:26

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.