TERMINAM NO DIA 12 AS INSCRIÇÕES PARA A ‘PRODUÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS’

Com 30 vagas disponíveis o curso é gratuito e voltado para artistas de Ponta Grossa

A Cardume Cultural, em parceria com o Centro de Criatividade de Ponta Grossa, anuncia a realização de uma etapa do projeto ‘Imersão Gratuita em Produção e Gestão de Projetos Culturais’, com as inscrições abertas até o próximo domingo, dia 12 de outubro. A formação será realizada entre os dias 18 deste mês e 29 de novembro, no formato híbrido, com encontros online, às quartas-feiras à noite, e presenciais, aos sábados pela manhã, no Centro de Criatividade de Ponta Grossa (Avenida Visconde de Taunay, 262 – Centro).
. “Nosso objetivo é que cada participante saia com a confiança para colocar seus projetos em prática”, explica Mayra Fernandes, idealizadora e produtora na Cardume Cultural.

A iniciativa, contemplada pelo Edital Qualifica Paraná, oferece 30 vagas gratuitas para artistas, produtores e trabalhadoras da cultura da região interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre planejamento, execução, captação e prestação de contas de projetos culturais. “Sentimos a necessidade de expandir esse conhecimento para outras cidades do Paraná, onde há uma demanda evidente por formação aprofundada e acessível na área de gestão cultural”, conta Mayra.

Com uma proposta de circulação por cinco cidades paranaenses (Ponta Grossa, Curitiba, Paranaguá, Tibagi e Rio Branco do Sul), o projeto visa instrumentalizar artistas locais que muitas vezes estão distantes das dinâmicas dos editais públicos, oferecendo ferramentas técnicas e práticas para tornar suas ideias culturais viáveis e sustentáveis. “Realizamos duas edições anteriores em Curitiba com resultados muito positivos, reunindo mais de 60 artistas”, comenta a produtora.

A formação terá 50 horas de carga horária, abordando temas como elaboração de projetos, orçamento, contrapartidas sociais, democratização do acesso, acessibilidade, inclusão e prestação de contas. O curso será conduzido pelos produtores culturais Mayra Fernandes e Eduardo Ramos, com ampla experiência na área. “Mais do que um curso técnico, essa imersão é um espaço para fortalecer redes locais, estimular a autonomia dos artistas e ampliar o acesso a políticas públicas de cultura”, explica Eduardo Ramos.

LABORATÓRIO – Um dos diferenciais da formação é o laboratório de criação, nos três encontros finais, onde cada participante irá desenvolver e apresentar um projeto cultural autoral. O projeto também reserva vagas para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência, e todas as aulas contarão com intérprete de Libras, promovendo acessibilidade à comunidade surda.

A etapa será realizada em formato híbrido, com encontros online às quartas-feiras, das 19h às 22h30, e presenciais aos sábados, das 9h às 13h, no Centro de Criatividade de Ponta Grossa.

MAYRA E EDUARDO – À frente do projeto está a artista, diretora e produtora Mayra Fernandes, fundadora e diretora da Cardume Cultural, que possui 17 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos culturais de diversas áreas, à frente como produtora de grandes festivais.

Eduardo Ramos, é diretor, dramaturgo e produtor da Setra Companhia, por onde idealizou e dirigiu 15 espetáculos de teatro e dança nos últimos 13 anos, partilha também sua bagagem a frente como fundador do Espaço Cultural independente AP da 13, com programação multicultural que movimenta o cenário artístico curitibano nos últimos 10 anos.

As inscrições estão disponíveis no Link na bio do Instagram @cardumeproducaocultural 

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 21:42

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.