CINE PG APRESENTA DOCUMENTÁRIOS E AUDIOVISUAIS DE AUTORES PONTA-GROSSENSES

Público tem a oportunidade de conferir produções locais com ingresso gratuito

 Os destaques do Cine PG nesta semana são os documentários e animações produzidos por realizadores ponta-grossenses. Nesta terça-feira (30), às 19 horas, serão apresentadas cinco produções recentes que abordam diferentes aspectos da história, da cultura e das vivências de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. E na quarta-feira (1º), a noite é das ‘Mostras Animadas’, reunindo produções audiovisuais locais em diferentes formatos.O Projeto Cinema Público de Ponta Grossa (CinePG) é desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A sessão de abertura traz A Queda do Cine Império de Ponta Grossa (1939 – 2014), de Cássio Murilo, que revisita a trajetória de uma das mais tradicionais salas de cinema da cidade (20 min, 2023). Na sequência, será exibido Transvivências de uma Princesa dos Campos, dirigido por Erick Teixeira, que aborda questões identitárias e sociais (10 min, 2024).

 O cineasta Yuri A. F. Marcinnik apresenta duas produções: No Reino das Máscaras e das Cifras (38 min, 2023) e Teuto-Princesinos: Contribuições da Imigração Alemã para a Formação de Ponta Grossa (24 min, 2023). Encerrando a mostra da noite, o público confere O Sonho da Bailarina, de Lillian F. Magalhães, que retrata a trajetória artística de uma bailarina (49 min, 2023).

ANIMAÇÕES – A programação da quarta-feira (1º) conta com a animação Chiquinho d’Alembebe em: A verdade sobre Vila Velha (Arte Telúrica e ABC Produções Culturais, 2025); o videoclipe Acordar, de Larissa Brandão (2024); e apresentações da Banda Casa Cantante, com os espetáculos Saudades da Minha Terra (2024) e Cantigas de Roda (2023).

Também integra a mostra o projeto Live Session #1, de Gui Augusto e Cris Gerber (2024), ampliando a diversidade artística do evento.

As exibições acontecem no Centro de Cultura CinePG (Rua Doutor Colares, 736), com entrada gratuita. A iniciativa reforça o espaço como um palco de valorização da produção cultural ponta-grossense, oferecendo ao público uma oportunidade de contato direto com trabalhos recentes de artistas e grupos da região.

Publicado em 30 de setembro de 2025 às 15:08

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.