FESTIVAL DA PRIMAVERA TERÁ VEÍCULOS HISTÓRICOS E CÃES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

Abertura será nesta sexta-feira em Castro com espetáculo de balões e muitas atrações para o público

Começa nesta sexta-feira (12) o Festival da Primavera, que durante todo o final de semana terá atrações para o público paranaense, com a Copa Paranaense de Balonismo e muitas outras atrações para o público que comparecer ao Castrolanda Expo-Center, em Castro.

As forças de segurança do Paraná terão presença ostensiva, garantindo a tranquilidade do público, mas também com uma série de atrações. A Polícia Militar(PMPR) vai apresentar para a garotada o cão Apache, da raça bloodhound, destaque da corporação no Pelotão de Choque K9 em operações de busca e salvamento. Também foi prepado um passeio para os pequenos, com uma viatura totalmente equipada e fotos com uma motocicleta. O personagem leão Daren, do Proerd, também vai dar dicas sobre os perigos das drogas, além da pintura de rosto.

Serão expostos materiais e veículos do Batalhão de Polícia de Choque, uma apresentação de música com a Banda PMPR e mostrados veículos utilizados como viatura, um Porsche Macan, uma Audi TT e um VW Fusca.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vai levar o PCPR na Comunidade, programa criado em 2019 para prestar serviços como registros de Boletins de Ocorrência (B.O.), atestados, palestras e orientações sobre as ações da Polícia Civil e também sobre os serviços online da corporação. Atividades lúdicas com as crianças também fazem parte da programação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) apresentará viaturas como o caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), além de exposição de materiais interativos para as crianças. Cães do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) também vão se somar ao efetivo no Festival da Primavera.

MUSEU  A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) vai mostrar o Museu Móvel, exposição itinerante com materiais de atuação pericial. Nele estarão expostos uma réplica de crânio 3D, maletas de perícia, material balístico e até uma coleção de insetos de fauna cadavérica. O museu conta com espaço de simulação de cena de crime e portas de automóveis com disparos de arma de fogo. A exposição tem também dados e informações sobre crimes ambientais.

A Polícia Penal (PPPR) vai expor material bélico como armas letais e não letais, coletes balísticos, algemas e bombas de gás. Drones de alta tecnologia fazem parte do que a corporação vai mostrar, além de dispositivos de monitoração eletrônica (tornozeleiras) e viaturas. Peças confeccionadas por pessoas privadas de liberdade como amigurumis e viaturas dobráveis de papel serão distribuídos às crianças.

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 14:48

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.