IPLAN BUSCA A PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS EM PONTA GROSSA
Manual orienta os proprietários de imóveis em relação à aparência e mobilidade dos passeios
Durante a semana, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) lançou o Manual de Calçadas – CAMINHA PG, documento técnico que fornece aos proprietários de imóveis as diretrizes para a construção e reforma de passeios públicos.
Em breve a Prefeitura de Ponta Grossa estará transformando as orientações do manual em lei municipal, através de decreto de regulamentação, atendendo recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
A prefeita Elizabeth Schmidt enfatizou a importância da iniciativa: “Estamos superando mais uma dificuldade histórica em nossa cidade. O ‘Caminha PG’ não só garante acessibilidade e segurança, mas também valoriza os imóveis, embeleza a cidade e promove a mobilidade urbana sustentável, garantindo o direito de ir e vir de cada cidadão e tornando a caminhada uma atividade ainda mais agradável.”
A topografia de Ponta Grossa, com declividades acentuadas dos terrenos, e a falta de padrão nos passeios, historicamente dificultam a composição de calçadas regulares e seguras para todos. O manual é um apoio para que os ponta-grossenses mantenham suas calçadas regulares e acessíveis, assumindo caráter de orientação, servindo como um guia detalhado para que pessoas físicas, construtoras e lojistas possam executar os passeios de maneira correta e acessível.
O presidente do IPLAN, Rafael Mansani, destaca a importância da cartilha. “Por meio deste manual, construir da maneira correta, facilitando uma boa caminhada para todos os pedestres, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, ficará muito mais fácil. A tarefa de construir uma calçada que facilite a passagem, sem obstáculos, estará ao alcance de todos. A equipe técnica do IPLAN estará à disposição para eliminar qualquer dúvida nesse sentido.”
O IPLAN identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos pedestres para transformar essa realidade, aponta a arquiteta Julianna Pedroso Mendes, diretora de Planejamento Urbano. “A normalização dos passeios vem fortalecer a inclusão e segurança, promovendo mobilidade urbana através da garantia do direito de ir e vir”, resume. O manual traz soluções para diferentes cenários, incluindo vias com inclinações, garantindo pisos antiderrapantes, rampas de acesso e a largura mínima necessária para a circulação. A cartilha estará disponível para download na página oficial do IPLAN (iplan.pontagrossa.pr.gov.br) e também na página inicial do site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (pontagrossa.pr.gov.br).
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 14:00