PREFEITURA E UNILIVRE APRESENTAM PROJETO QUE SOLUCIONA ALAGAMENTOS DO RIO RONDA
Planejamento urbano sustentável deve assegurar o controle das enchentes e a criação de parques
A prefeita Elizabeth Schmidt recebeu nesta quinta-feira (21) uma equipe técnica da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), para avançar no planejamento de intervenções voltadas à redução e prevenção de alagamentos no Município. O projeto em andamento prevê o fim dos alagamentos no Rio Ronda e em vários outros pontos da cidade, representando um salto no planejamento urbano sustentável para os próximos 100 anos.
A parceria entre a Prefeitura e a Unilivre busca o desenvolvimento de estudos técnico-científicos e a elaboração de projetos de recuperação socioambiental e reurbanização de fundos de vale no perímetro urbano de Ponta Grossa. Foram georreferenciadas 152 nascentes e percorridos rios e arroios, projetando soluções de engenharia, macrodrenagem, manutenção e limpeza dos cursos d’água, com a criação de novos parques lineares e outras intervenções.
Os estudos preveem um conjunto de ações para eliminar riscos para a população. As equipes técnicas realizaram vistorias para analisar pontos críticos, identificar causas de assoreamento em rios e arroios e avaliar os riscos geológicos e geotécnicos de áreas de ocupação irregular. O foco é o diagnóstico detalhado da bacia do Ronda, uma das mais afetadas por chuvas torrenciais, que causam dificuldades para a população e para o setor público.
Os encontros entre as instituições são constantes, a fim de localizar pontos de interesse, planejar ações de melhoria e elaborar planos de contingência. O planejamento urbano e a fiscalização dos locais são parte fundamental da estratégia, que prevê intervenções para o controle de inundações, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos ponta-grossenses e buscando soluções definitivas para o problema.
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 19:13