CABOS IRREGULARES E PENDURADOS COMEÇAM A SER REMOVIDOS EM PG

A ‘limpeza’ está acontecendo na Rua Nicolau Klüppel Neto do Núcleo Santa Paula

Foi iniciado nesta segunda-feira (18) o trabalho para a retirada de cabos aéreos sem uso nos postes da rede elétrica em Ponta Grossa. São fiações instaladas por empresas de telecomunicação, tvs a cabo e internet, que perderam sua serventia mas permaneceram nos locais, causando poluição visual e diversos transtornos. Os serviços são realizados pela Copel e acompanhados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos

A remoção começou pela Rua Nicolau Klüppel Neto, no Núcleo Santa Paula. E terá sequência ao longo da semana nas avenidas Dom Pedro II, Ernesto Vilela e João Manoel dos Santos Ribas; nas ruas Maurício de Nassau, Rio de Janeiro e Balduíno Taques; além da Travessa Santa Cruz.

“Esta é uma demanda da população à qual estamos atentos e contamos com a parceria da Copel e das demais empresas usuárias da rede de cabeamento aéreo para que seja regularizada. Reduzir a poluição visual e retirar cabos inservíveis, que podem causar riscos, é uma ação extremamente necessária”, destaca o secretário Eduardo Marques, de Serviços Públicos .

Em 2025, a Copela já enviou 158 notificações de riscos e irregularidades para empresas que utilizam o sistema de fiação aérea,

A intervenção, visando à segurança e à melhoria da paisagem urbana, é orientada pela Copel, em parceria com a Prefeitura e com a participação das operadoras de telecomunicações e dados que atuam na cidade. “É muito importante a parceria com as prefeituras nesse processo que visa à segurança da população e que contribui para a melhoria da paisagem urbana. A Copel, que compartilha os postes com as operadoras de telecom e dados, atua para que as normas técnicas de organização de cabeamento sejam cumpridas”, afirma o gerente de Compartilhamento de Estruturas, Fabrício Salmazo.

RESPONSABILIDADES – Cabe às operadoras de telecom a responsabilidade sobre a manutenção da fiação telefônica dentro dos padrões, conforme determina a legislação federal que rege o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel.

As distribuidoras de energia elétrica, como a Copel, atuam na fiscalização e notificação das empresas e são autorizadas a fazer a retirada imediata da fiação em casos que representem risco à população.

Por medida de segurança, as pessoas não devem tocar em cabos soltos, sob nenhuma hipótese. Situações de instalações em desacordo, ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel, pelo telefone 0800 51 00 116.

Publicado em 18 de agosto de 2025 às 20:00

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.