CURTA-METRAGEM “AI! SUMIRAM OS BRINQUEDOS!” ENCANTA NA ESTREIA

Crianças, famílias e educadores assistiram a primeira apresentação do filme no Teatro CECI

O filme “Ai! Sumiram os Brinquedos!”, inspirado na linguagem de teatro de bonecos, teve sua estreia no Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI) em Ponta Grossa, no último fim de semana, conquistando o público presente. A noite de lançamento começou com a apresentação de “Alakazan – Histórias para Encantar”, conduzida por Cristina Donasolo, que envolveu as crianças em um clima lúdico antes da exibição do curta-metragem.

Na sequência, a plateia acompanhou a exibição do filme, que transporta para o audiovisual uma narrativa marcada por sensibilidade e imaginação. A história mostra um mundo em que os brinquedos desapareceram misteriosamente, levantando reflexões sobre infância, consumo e a importância da fantasia.

Após a sessão, os produtores conversaram com o público e ressaltaram o desafio de levar a linguagem do teatro para as telas. Para a atriz Michella França, o processo abriu novas perspectivas: “Foi uma experiência transformadora. Nos aventurar no audiovisual foi um desafio enorme, mas também uma oportunidade de aprender e expandir nosso trabalho. A recepção calorosa do público nos motiva a pensar em novos desdobramentos, talvez até em uma série no futuro”.

Já David Dias, destacou a construção coletiva do projeto, “Criar esse filme foi dar continuidade a uma pesquisa que começou no teatro. Tivemos que reinventar cenas, adaptar a linguagem e encontrar soluções visuais para algo que nasceu no palco. O resultado só foi possível porque acreditamos no poder dessa história e trabalhamos juntos para torná-la acessível a todos”.

O lançamento foi celebrado com a entrega de doces para as crianças presentes, reforçando o caráter afetuoso e comunitário da iniciativa. O filme já está disponível gratuitamente no YouTube.

CRÉDITOS – Direção Geral: Edson Silva; Direção de Fotografia: Juliana Nortok; Roteiro e Edição: David Dias; Produção Executiva: Lázaro França; Manipuladores: Janaína Graboski, Maurício Gabardo, Michella França, Juliana Nortok e David Dias.

A produção foi viabilizada pelo edital de apoio à produção audiovisual da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e do Ministério da Cultura – Governo Federal. Link do filme expandido: https://www.youtube.com/watch?v=jr33A6OE3ZM.

📸Maria Mulucelli

Publicado em 18 de agosto de 2025 às 15:34

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.