DER ALERTA PARA INTERDIÇÃO DA PONTE ENTRE A LAPA E CAMPO DO TENENTE

Obras serão iniciadas na segunda-feira e devem se estender por 90 dias

Importante ligação dos Campos Gerais com o Sul do Estado e Santa Catarina, a ponte sobre o Rio da Várzea, entre as cidades da Lapa e Campo do Tenente, será interditada a partir da segunda-feira (18). O DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem) informa que medida é necessária para iniciar obra emergencial de reforma do tabuleiro da ponte, que tem passagem para apenas um veículo e é remanescente de antigo leito ferroviário.

A ponte apresenta danos nos grampos de fixação das chapas metálicas e rompimento de soldas de ligação entre as chapas e o gradil abaixo, além de um acúmulo de óleo sobre o tabuleiro.

Técnicos do DER/PR observaram que os danos se devem ao excesso de peso e de velocidade de veículos pesados cruzando a ponte, sendo eles também responsáveis pelo excesso de óleo, além de características estruturais da ponte e a sua própria idade, estando em operação desde o final do século XIX.

A interdição deve durar até 90 dias, começando com bloqueio total do tráfego, por se tratar de ponte de via única, e conforme os serviços evoluam poderá ser implementado o sistema pare-e-siga (ou bloqueio somente diurno). A rota de desvio sugerida é pela BR-476 e BR-116 para caminhões, enquanto veículos leves poderão utilizar uma estrada municipal não pavimentada.

As vias de acesso à ponte vão contar com sinalização orientando os condutores quanto à interdição e os desvios.

OBRA – Os serviços preveem a remoção total das chapas metálicas atuais e substituição por um gradil metálico de rolamento com técnicas de fixação adequadas ao tráfego de veículos da ponte. Também serão realizados reforços na treliça metálica, nos acessos de ambos os lados, limpeza e pintura da estrutura, entre outros serviços. O investimento será de R$ 2.503.540,30, com previsão de entrega dos trabalhos de quatro meses.

PONTE – A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura. É uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, e depois adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960. E que já deveria ter sido substituída há muitos anos.

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 16:25

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