CENTRO DE EXCELÊNCIA EM LEITE TEM LANÇAMENTO OFICIAL NA 25ª AGROLEITE
Investimento de R$ 35 milhões vai revolucionar a formação profissional do setor
O Sistema FAEP promoveu, nesta quarta-feira (6), o lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência em Leite, em Castro (PR). A cerimônia, realizada na Praça Central durante a 25ª edição do Agroleite, marcou o início de um projeto ambicioso que promete revolucionar a formação profissional na cadeia produtiva do leite em nível nacional. O empreendimento receberá investimentos de mais de R$ 35 milhões.
Com previsão de iniciar as operações em 2027, o novo complexo educacional terá capacidade para formar até 500 profissionais por ano, em cursos técnicos e de especialização. A proposta é atender às demandas do setor leiteiro com mão de obra qualificada, contribuindo para o avanço tecnológico e produtivo em todo o país.
Durante a cerimônia, foi descerrada uma placa comemorativa e apresentada uma maquete do futuro Centro, que será construído em um terreno de quatro hectares anexo ao Parque Tecnológico do Agroleite. O projeto arquitetônico prevê oito blocos, sete com estrutura padrão e um adaptável, em uma área de 4,3 mil metros quadrados.
Representando o SENAR, André Sanches destacou a importância estratégica da escolha de Castro. “Não havia lugar melhor para esse centro do que aqui, no município de Castro. O SENAR é totalmente focado na formação de mão de obra qualificada, atendendo as particularidades de cada estado produtor. Aqui, vamos produzir conhecimento e tecnologia para atender qualquer produtor de leite do Brasil”, afirmou.
O presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, reforçou o compromisso da cooperativa com a educação e o desenvolvimento do setor. “Nós sempre quisemos dar vida a esse espaço tão bonito. A missão da Castrolanda é justamente essa, de buscar conhecimento, tecnologia e desenvolvimento para a cadeia leiteira, não só para os nossos associados, mas para o Brasil como um todo”, declarou.
UNIÃO DE FORÇAS – O evento foi prestigiado por cerca de 700 estudantes de dez colégios agrícolas do Paraná, que viajaram a Castro em 17 ônibus fretados pelo Sistema FAEP. A presença dos jovens simbolizou o foco do projeto: o futuro da agropecuária.
O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, reforçou o papel da união institucional para viabilizar a instalação do Centro. “Essa escolha será referência para o Brasil inteiro. Estamos aqui graças à parceria com a Castrolanda, com o prefeito de Castro, com os sindicatos rurais. Esse será o único Centro de Excelência em Leite do país. Queremos que o Brasil venha até nós aprender com o Paraná. Se o nosso Estado é o que é, é graças ao produtor rural”, afirmou.
Meneguette também celebrou a representatividade da cadeia leiteira no Paraná. “A bovinocultura de leite está presente nos 399 municípios do estado. Hoje é um dia extraordinário, em que, unidos por um propósito, damos início a uma estrutura que será a grande formadora da cadeia leiteira do Brasil”, completou.
O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, também comemorou a conquista para o município. “Castro recebe essa conquista de braços abertos, com alegria e esperança no nosso desenvolvimento. Estamos ganhando toda a infraestrutura de ensino tecnológico necessária para transformar nossa região em um polo de referência nacional”, afirmou.
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 19:48