PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR LIDERAM NO PROGRAMA FEIRA VERDE

52% dos hortigranjeiros trocados por recicláveis são oriundos de agricultores familiares

A agricultura familiar alcançou um marco histórico em Ponta Grossa ao assumir, pela primeira vez, a liderança no fornecimento de alimentos para o programa Feira Verde, que foi implantado em 2007 pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizando a troca de materiais recicláveis por frutas, verduras, créditos do transporte coletivo, vale-gás e outros alimentos.

Neste ano, nos meses de abril e maio, 52% de todos os hortifrutigranjeiros distribuídos no programa foram fornecidos pelos mais de 110 agricultores familiares de Ponta Grossa que participam do programa, com os demais 42% vindos de empresas do atacado. “Esse é um fato inédito, que demonstra uma maior organização dos produtores na hora de plantar, além do grande comprometimento com o calendário de entregas”, destaca o secretário Izaltino Cordeiro dos Santos.

Esse aumento foi possível pelo apoio do Município à agricultura familiar, que, além de uma série de programas de incentivo, teve seus contratos anuais de compra ampliados de R$ 20 mil (até 2024), para os atuais R$ 40 mil.

Para os produtores, a confiança da Prefeitura no programa representam segurança, incentivo e oportunidade de crescimento. Jonas Gonçalves Franco, agricultor familiar e fornecedor do Feira Verde, destaca o fortalecimento da produção. “Com as entregas programadas e as vendas garantidas, conseguimos investir mais e, consequentemente, aumentar a produção.”

Gabriel Gurski enaltece o apoio da Prefeitura. “Esse é um projeto muito bom que sempre ajudou a gente. Além do preço melhor que o de mercado, os produtores que conseguem cumprir a meta acordada são premiados e podem fazer entregas maiores.”

EXPANSÃO – Com o avanço da agricultura familiar, o Feira Verde também amplia sua presença na cidade: a partir desta semana, após pausa de uma semana, mais seis pontos de troca foram incluídos no cronograma mensal do programa. “Era uma meta para 2026 que já conseguimos viabilizar para este 2º semestre. Agora temos 215 pontos e ampliamos ainda mais a nossa presença nos bairros e distritos”, afirma o secretário.

RESULTADOS – Nos primeiros seis meses de 2025, o ‘Feira Verde’ distribuiu quase 650 toneladas de frutas, verduras e alimentos a milhares de famílias ponta-grossenses. Em troca, a população entregou cerca de 1,8 tonelada de materiais recicláveis, além de mais de 25 mil pneus, colaborando diretamente com a preservação ambiental e a circulação da economia.

Publicado em 17 de julho de 2025 às 16:39

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.