ESQUADRÃO ANTIBOMBAS LOCALIZA 237 QUILOS DE EXPLOSIVOS EM CAMPO MOURÃO
Operação para a retirada dos petardos exigiu que as pessoas deixassem suas casas
Na tarde de terça-feira (1º), durante a retirada de cerca de 237 quilos de explosivos de um veículo estacionado em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Estado, o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), mais de 100 pessoas tiveram que deixar as suas casas nas proximidades do Lar Paraná. Com a conclusão da operação e a neutralização dos riscos, o retorno foi liberado.
Uma equipe do 11º Batalhão identificou o automóvel suspeito no final da manhã e, ao verificar a presença de artefatos explosivos, isolou a área e solicitou apoio da unidade especializada, que foi enviada de Curitiba por aeronave. Durante a inspeção, os policiais localizaram 132 unidades de emulsão encartuchada, um tipo de explosivo comercial, e seis metros de cordel detonante.
Todo o conteúdo foi recolhido pelo Bope e encaminhado à análise técnica, que resultará em um relatório oficial para contribuição nas investigações por parte da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Bombeiros e representantes da Defesa Civil também participaram dos trabalhos.
Este tipo de explosivo é utilizado em pedreiras mineradoras e pedreiras, com alto poder destrutivo e pode causar danos severos em construções e causar ferimentos e mortes, com o transporte sendo regulamentado com padrões altos de segurança.
Publicado em 2 de julho de 2025 às 14:45