DANIEL DIAS AGORA É ‘CIDADÃO PONTA-GROSSENSE’ E ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO PROJETO
Maior nome da paranatação em todos os tempos foi homenageado e vai dobrar vagas do “Nadando com Daniel Dias”
As crianças e adolescentes que participam do projeto de natação paralímpica “Nadando com Dias”, viveram uma manhã especial nesta terça-feira (27), durante as comemorações do 1º aniversário do programa desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, o Instituto Daniel Dias e o Grupo Citi. Na oportunidade, o multicampeão recebeu o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa e anunciou a ampliação do projeto, abrindo quarenta novas vagas na piscina da Arena Multiuso, em Olarias.
O vereador Doutor Zeca propôs e entregou o título de cidadania para Daniel Dias, que falou da experiência acumulada em quatro Paralimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), conquistando 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze conquistadas em quatro Paralimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020). E também destacou a proposta do projeto, que além de Ponta Grossa conta com núcleos em Curitiba, Valinhos (SP) e Hortlândia, beneficiando 500 alunos.
No momento do anúncio da amplição, Daniel estava com a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito Pastor Moisés Farias e o secretário de Esportes Ede Pimentel. Assim, em breve estarão sendo abertas as inscrições para mais quarenta crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, que além de praticar o esporte estarão sendo preparados para futuras competições, em busca de medalhas e marcas.
O EXEMPLO – Daniel Dias é considerado o maior medalhista da história do esporte paralímpico no Brasil e no mundo. Nasceu com uma má-formação congênita nos membros superiores, na perna direita e no pé esquerdo. A sua história de superação e a sua paixão pela natação são exemplos de inspiração para os futuros campeões.
Ao longo da carreira, acumulou 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze. Foram 40 medalhas em mundiais, 31 delas de ouro. E conquistou todos as medalhas de ouro nas 33 provas que participou vos Jogos Parapan-Americanos.
CELEBRAÇÃO – O evento de comemoração do primeiro ano do projeto ocorreu na Arena Multiuso e contou com a presença dos alunos, familiares e acadêmicos dos cursos de Educação Física e Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entidades voltadas à comunidade PcD também participaram da celebração, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Proteção aos Autistas (APROAUT), Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI) e a Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos (APEDEF).
CIDADÃO PONTA-GROSSENSE – Na entrega do diploma o vereador Doutor Zeca justificou a homenagem da comunidade princesina: “Conceder o título de cidadão honorário a Daniel Dias é reconhecer não apenas um dos maiores nomes do esporte paralímpico mundial, mas também um ser humano cuja trajetória inspira e transforma vidas. Ao homenageá-lo com este título, celebramos sua ligação com nossa cidade e destacamos o orgulho que sentimos por sua história.”
Publicado em 27 de maio de 2025 às 17:53