“CORAÇÃO EM CHAGAS” CONQUISTA PRÊMIOS DO 7ºFESTIVAL DE TEATRO URUGUAIANENSE

Grupo de Teatro Científico da UEPG foi o principal destaque do evento internacional

O 7º Festival Internacional de Teatro Uruguaianense, realizado entre os dias 13 a 17 deste mês, na cidade de Uruguaiana (RS) teve o Grupo de Teatro Científico (GTC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conquistando sete prêmios com o espetáculo “Coração em Chagas”, sendo consagrado como o Melhor Espetáculo após receber 12 indicações.

A montagem, que une temas científicos e sociais com uma linguagem cênica inovadora, rendeu ao grupo os títulos de Melhor Espetáculo; Melhor Figurino – Leila Freire e Renan Sota; Melhor Cenário – Renan Sota e Rute Yumi; Melhor Maquiagem – Renan Sota e Leila Freire; Melhor Conjunto de Atores; Melhor Direção – Renan Sota e Jocemar Chagas; e Melhor Atriz – Leila Freire.

O GTC também recebeu indicações importantes: Melhor Atriz (Talula); Melhor Iluminação (Renan Sota); Melhor Sonoplastia (Renan Sota); Melhor Dramaturgia (Jocemar Chagas e Renan Sota); e Melhor Ator (Jocemar Chagas).

Esta foi a segunda participação do GTC-UEPG em festivais competitivos, acumulando 15 prêmios e 24 indicações.

Confira a relação do elenco e da equipe técnica do GTC-UEPG: Amanda Bueno (elenco), Diego Enrique (elenco), Leila Freire (elenco, figurinista, maquiadora), Jocemar Chagas (elenco, diretor, dramaturgo), Renan Sota (diretor, dramaturgo, iluminador, cenógrafo, figurinista e maquiador) e Talula (elenco).

Segundo Jocemar Chagas, um dos diretores do espetáculo, a preparação para o festival incluiu ensaios intensivos para o refinamento das cenas, aulas de canto com a professora Suelen Galdino e uma série de apresentações na semana anterior ao evento, que serviram como preparação e adaptação cênica. “Apresentamos em Ponta Grossa e também nas cidades de São Mateus do Sul (PR), Carazinho (RS) e Itaqui (RS), aproveitando o deslocamento para o festival”, destacou.

Chagas também ressaltou a importância das premiações: “Entendemos que os prêmios, especialmente o de Melhor Espetáculo, evidenciam a qualidade do trabalho desenvolvido pelo GTC-UEPG e também refletem a evolução da cena teatral de Ponta Grossa, que vem se destacando cada vez mais no cenário nacional. Para nós, que nascemos como um projeto de extensão para a divulgação científica, esse reconhecimento artístico é a concretização de um resultado que foi além do planejado.”

O diretor Renan Sota também esteve presente durante todos os dias do festival, analisando o espaço e propondo adaptações para potencializar a apresentação, demonstrando a seriedade e o profissionalismo com que o grupo encarou o evento.

O ESPETÁCULO – “Coração em Chagas” segue em circulação, fortalecendo o papel da arte como ferramenta de divulgação científica e transformação social, enquanto o Grupo de Teatro Científico da UEPG celebra mais um importante capítulo em sua trajetória.

APOIO – O Secretário Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, destacou a relevância da conquista: “A participação e o reconhecimento de grupos de Ponta Grossa em festivais fora do estado são motivo de grande orgulho para toda a nossa cidade. O sucesso do Grupo de Teatro Científico demonstra a força e a qualidade da nossa produção cultural. A Secretaria de Cultura segue comprometida em apoiar todos os grupos e fazedores de cultura, criando condições para que nossas expressões artísticas alcancem novos públicos e espaços.”

Publicado em 26 de maio de 2025 às 22:45

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.