UEPG VAI REPRESENTAR O PARANÁ NA OPERAÇÃO AMAZONAS DO PROJETO RONDON

Professores e estudantes voluntários atuarão em 33 municípios amazonenses no mês de julho

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Projeto Rondon, foi selecionada para participar da Operação Amazonas, que acontecerá de 8 a 27 de julho em 33 municípios do estado, incluindo Barcelos, Coari, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. O Projeto é uma iniciativa interministerial do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Defesa e tem o propósito de possibilitar o trabalho voluntário de estudantes e professores, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional.

Entre as 12 universidades brasileiras selecionadas para a Operação Amazonas, a UEPG conquistou o terceiro lugar e foi a única paranaense a ser escolhida. Para a professora Marilisa do Rocio Oliveira, coordenadora institucional do Projeto Rondon, esta será uma oportunidade única. “Estou emocionada. Nós já fomos para Rondônia, Amapá e outros estados, mas Amazonas ainda não”, comenta. “Desde 2011 não tem uma Operação no Amazonas. As cidades são bem carentes e a experiência será muito especial.”

Marilisa conta que tudo deve ser muito bem planejado e que será uma seleção concorrida. “A equipe que for, vai ter que ter vacinas especiais que nós não temos na região; vão precisar se preparar porque há determinadas regiões que não têm água encanada… são municípios muito carentes”. Anteriormente, foram realizadas seis operações do Projeto no Amazonas, nos anos de 2005, 2006, 2007, 2009 e 2011. 

Desde 2006, a UEPG participa do Projeto Rondon por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), colecionando cerca de 30 participações e mais de 200 acadêmicos envolvidos, compartilhando conhecimentos com comunidades de características socioculturais diversas. A Operação Rondon Paraná é coordenada pelo Núcleo Extensionista Rondon da UEPG (NER) e conta com a participação de Instituições de Ensino Superior parceiras, além de outras instituições públicas e privadas. 

Publicado em 1 de abril de 2025 às 10:35

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.