NOVOS PREFEITOS TERÃO ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO DESENVOLVIDO PELA DEFESA CIVIL
Representantes dos municípios conhecerão a estrutura para a prevenção e gerenciamento de desastres
O Paraná Mais Cidades, evento que vai ocorrer entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, prevê a realização de um workshop voltado aos coordenadores municipais da Defesa Civil das prefeituras, em especial para os municípios com novos prefeitos, para a prevenção e o gerenciamento de desastres.
Serão três encontros com uma hora de duração cada, num ambiente reservado, como explica o coordenador executivo da Defesa Civil, o tenente-coronel Ivan Fernandes. “Teremos um especialista que vai atender os coordenadores para reforçar orientações sobre a prevenção e mitigação dos riscos e como atuar diante de um desastre.”
Outro ponto de atenção será o acesso ao SISDC, plataforma informatizada utilizada para o registro de informações, laudos e decretos. A ferramenta, pioneira no País, já foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e permite o envio de ajuda com celeridade. O sistema registra todo histórico da ocorrência que serve como base para o Estado gerenciar os recursos e auxílios disponíveis.
“As prefeituras precisam estar com o plano de contingência atualizado no nosso sistema. Quanto melhor a organização do município, mais rápida será a resposta”, afirma Fernandes. “O Estado pode prestar auxílio em casos mais graves com itens de ajuda humanitária e verbas do Fundo Estadual para Calamidades Públicas. Esse processo acontece inteiramente online, por isso precisamos assegurar que os coordenadores estejam familiarizados com o nosso processo.”
Outro tópico é que a Defesa Civil do Paraná agora tem mais uma ferramenta de comunicação com a população do Paraná em casos de eventos extremos. A partir de dezembro o estado passou a ter autonomia para emitir os alertas do novo sistema desenvolvido pela Defesa Civil Nacional, o Cell Broadcast, assim como as outras unidades da Federação do Sul e Sudeste. O recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela do aparelho das pessoas que estiverem no perímetro do disparo, sem requerer cadastro prévio.
REFORÇO – Desde o início de janeiro, equipes da Defesa Civil Estadual percorrem os municípios que passaram por troca de prefeitos para estreitar a relação. No ano passado, o maior volume de registros do Paraná foi de vendavais doenças infecciosas virais, enxurradas e alagamentos. Ao todo houve 240 ocorrências em 148 municípios, com 61 decretos de situação de emergência desta natureza.
EVENTO – O Governo do Paraná promove entre os dias 12 e 14 de fevereiro o Paraná Mais Cidades, evento que visa modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado, que acontecerá em Foz do Iguaçu, reunindo prefeitos e representantes dos 399 municípios.
O propósito do evento é apresentar as ações do Estado e impulsionar novas parcerias, principalmente diante da renovação das administrações municipais. O evento é uma atualização do Governo 5.0, encontro promovido duas vezes pela administração estadual também na região Oeste.
Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 21:42