OPERÁRIO RECEBE A CERTIFICAÇÃO DE CLUBE FORMADOR DA CBF

A conquista garante direitos e coloca o “Fantasma” na relação das principais agremiações do futebol brasileiro
A sexta-feira foi especial para as categorias de base do Operário Ferroviário, com a conquista da certificação de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o reconhecimento do trabalho e da organização do alvinegro ponta-grossense, que teve boa participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo seus três jogos na fase classificatória, marcando 15 gols e sofrendo apenas 1, com Matheus Galdino e seus cinco gols. Na segunda fase, Operário e Mirassol empataram em 1×1, com o time paulista vencendo nos pênaltis, por 5×4.
A certificação é uma conquista do “Fantasma”, que recebe o reconhecimento da entidade máxima do futebol brasileiro e passa a ter uma segurança para o trabalho de formação de atletas não profissionais, com mais de 14 e menos de 20 anos de idade. Inclusive registrando o contrato na CBF e resguardando os direitos como “clube formador” de origem.
A certificação é válida por um ano, conforme estabelece a Lei Pelé, devendo ser renovada a cada início de temporada. Para conquistar este documento o Operário cumpriu todas as exigências e hoje integra um seleto grupo de clubes do futebol brasileiro.
A CBF especifica a certificação de clubes como formadores com estas metas: Identificar os clubes que alcancem o nível de formação de atletas estabelecido pela Lei Pelé. Fomentar a formação de novos atletas no Brasil, através das proteções legais concedidas aos clubes certificados como Formadores. Estabelecer mecanismos de ressarcimento aos clubes certificados como Formadores em relação aos atletas formados, através da Indenização por Formação. • O Certificado de Clube Formador tem natureza exclusivamente desportiva e sua finalidade é intitular o clube a pleitear a indenização por formação estabelecida na Lei Pelé.
Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 23:57