CÂMARA MUNICIPAL ELABOROU O PERFIL DOS VEREADORES DE PONTA GROSSA

A média de idade é de 49 anos e somente três vereadores assumem a função pela primeira vez
A Câmara Municipal de Ponta Grossa está iniciando a sua 19ª Legislatura em 2025. Neste novo ciclo, a Casa de Leis será formada por 12 vereadores reeleitos, 4 que já ocuparam uma cadeira anteriormente, além de três que assumem o cargo pela primeira vez. Dos 19, três são mulheres, mantendo o número de vagas ocupadas do último ciclo.
A média de idade dos vereadores é de 49 anos. Os mais velhos são Jairton da Farmácia (PDT) com 76 anos; Paulo Balansin (UB), com 66 anos, seguido por Léo Farmacêutico e Dr. Zeca, com 60 anos, ambos do União Brasil. Os mais jovens são Ricardo Zampieri (PL), com 29 anos; Geraldo Stocco (PV), 32 anos; e Joce Canto (PP), com 33.
Três mulheres conquistaram cadeira no Legislativo. Joce Canto (PP) foi reeleita e volta para o seu segundo mandato. Teka dos Animais (UB), Enfermeira Marisleidy (PMB), ambas eleitas pela primeira vez, completam o grupo feminino da Câmara.
12 vereadores foram reeleitos. Entre eles alguns vereadores se destacam pela quantidade de mandatos que conquistaram. Maurício Silva (PSD), lidera a lista com 6 mandatos consecutivos; Dr. Zeca (UB) e Júlio Kuller (MDB) seguem para o quinto mandato; Divo (UB) e Pastor Ezequiel (DC) estão no seu quarto mandato. Geraldo Stocco (PV) e Paulo Balansin (UB) estão no terceiro mandato consecutivo.
A lista continua com 7 vereadores que seguem para o segundo mandato: Leandro Bianco, Ricardo Zampieri, Léo Farmacêutico, Professor Careca, Joce Canto, Dr. Erick e Florenal.
Já os vereadores que chegam para a primeira passagem na Câmara são Enfermeira Marisleidy, Teka dos Animais e Fábio Silva, estreantes no Legislativo princesino.
Dos 19 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028, nove não são naturais de Ponta Grossa. Divo, Joce Canto e Léo Farmacêutico nasceram em Guarapuava; Leandro Bianco e Dr. Zeca são naturais de Curitiba. Júlio Kuller é nascido em Teixeira Soares; Florenal é de Laranjeiras do Sul; Teka dos Animais de Prudentópolis; e Paulo Balansin é natural de Ibiaçá, no Rio Grande do Sul.
A profissão predominante entre os vereadores está relacionada à área da Saúde. Dois são médicos: Dr. Zeca e Dr. Erick; uma é enfermeira: Enfermeira Marisleidy; e um farmacêutico: Léo Farmacêutico.
Entre os outros 15 vereadores, 7 exercem profissões de áreas diferentes. Ricardo Zampieri e Florenal são empresários. Julio Kuller é comerciário. Guilherme Mazer é agrônomo; Professor Careca atua como mecânico de manutenção. Geraldo Stocco é advogado. Leandro Bianco é radialista. Fábio Silva antes de ser vereador, atuava como assessor legislativo.
Divo, Joce Canto, Pastor Ezequiel, Maurício Silva, Paulo Balansin e Jairton da Farmácia assinalaram sua profissão ao TRE como vereadores. Teka dos Animais declarou sua profissão como “Outros”.
TEXT0 – ANA CLAUDIA GAMBASSI/CMPG
Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 21:39
Pontagrossenses estes são o pessoal que está querendo aumento de Salário e tirando Onda do POVÃO…