HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA UEPG SUPERAM A MARCA DE 8 MIL CIRURGIAS EM 2024
Novos equipamentos, reorganização das atividades e uma equipe alinhada contribuíram para o recorde
Com 8.282 procedimentos cirúrgicos realizados até o domingo (15), os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) estabeleceram um novo recorde em seus 14 anos de história. Além do HU, estão contabilizadas as cirurgias realizadas no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai) com as cirurgias pediátricas e os partos por cesariana.
Entre cirurgias de alta e média complexidade e atenção básica, foram realizados 7.097 procedimentos, além de 1.185 cesáreas, totalizando 8.282 cirurgias. Foram feitos também 1.503 partos normais. Em 2023, foram realizados 7.912 procedimentos cirúrgicos, enquanto que em 2022 foram 7.007. Isso representa um aumento de mais de 18% em dois anos.
A diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, comemora os números expressivos. Segundo ela, a direção atua em conjunto com as equipes específicas nos últimos dois anos para otimizar a utilização dos Centros Cirúrgicos e ampliar o número de cirurgias. “Em 2024 foi possível atingir números inéditos na história dos HUs. Resultado de um alinhamento dos processos e das equipes, aliado à eficiência da gestão. Um orgulho sermos hospitais exclusivamente SUS e passarmos a ser exemplo de atuação em prol da comunidade”.
Fabiana diz ainda que o aumento do número de cirurgias realizadas tem fundamental importância para que se consiga atender os pacientes que estão aguardando nas filas de espera, que foram geradas pela pandemia do Covid-19, já que, nesse período, o HU-UEPG atendeu exclusivamente pacientes com essa doença.
INVESTIMENTOS – Esse marco quantitativo no número de cirurgias dos HU-UEPG não foi por acaso. Novos equipamentos, reorganização das atividades do setor e uma equipe alinhada e motivada contribuíram bastante. Quem garante é a coordenadora do bloco cirúrgico do HU, a enfermeira Karolline Dote Fernandes. Segundo ela, trata-se de um marco positivo para o hospital e todo o sistema de saúde, além da execução do trabalho ser realizada com comprometimento e responsabilidade.
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 16:39