MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS INICIA SEGUNDA-FEIRA (16) NO PROCON PG

“Mutirão Renegocia!” pode ser realizado online ou presencial e se estenderá até 17 de janeiro

O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa inicia nesta segunda-feira (16) as ações presenciais da segunda edição do “Mutirão Renegocia!”. A iniciativa é da Senacon do Ministério de Justiça e Segurança Pública, possibilitando aos consumidores a negociação de dívidas online, através da plataforma www.consumidor.gov.br, ou presencialmente no Procon de Ponta Grossa. O prazo final para a adesão ao programa é o dia 17 de janeiro.

O coordenador do Procon, Naim Filho, esclarece que o mutirão põe em prática as ações de prevenção ao superendividamento e o entendimento de que o consumidor superendividado é aquele que, com sua renda, não consegue arcar com suas necessidades básicas e de seus familiares.

“O superendividamento é um problema que assola diversas famílias. Sendo assim, o mutirão é uma grande oportunidade para que esses cidadãos coloquem suas contas em dia e possam se organizar financeiramente, iniciando 2025 de forma mais tranquila em relação ao orçamento familiar.”

COMO FUNCIONA – Ao participar do mutirão, os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento, possíveis descontos e prazos melhores. Para participar, o consumidor deve utilizar a plataforma consumidor.gov.br, canal de atendimento online que permite a interlocução fácil e direta entre consumidores e fornecedores ou comparecer pessoalmente ao Procon Ponta Grossa, localizado na rua Balduíno Taques, 445 – Centro.

Feito o registro pelo consumidor na plataforma, os fornecedores têm o prazo de 10 dias para dar uma resposta ao cliente.

Poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, bancárias e não bancárias, como contas de luz, água e telefone. As exceções ficam por conta de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural, além das pensões alimentícias.

Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 15:02

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.