BANDA ESCOLA LYRA DOS CAMPOS COMEMORA 72 ANOS COM CONCERTO NO “ÓPERA”

Criada em 22 de novembro de 1952, no Dia da Música, a “Lyra dos Campos” tem o carinho da comunidade princesina
A Banda Escola Lyra dos Campos estará comemorando o seu 72º aniversário com um concerto especial, neste sábado (23), às 20 horas, no Cine Teatro Ópera. Criada em 22 de novembro de 1952, no Dia da Música, a “Lyra dos Campos” teve como primeiro regente o maestro Paulino Martins Alves e ao longo destas sete décadas revelou gerações de músicos, contando com o carinho da comunidade princesina.
Mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, a “Lyra dos Campos” tem presença obrigatórias nos eventos culturais e cívicos da Princesa do Campos Gerais. Neste sábado, entretanto, o concerto vai acontecer num palco de muita tradição dos ponta-grossenses, o Cine-Teatro Ópera, com o ingresso simbólico sendo um pacote de doces, que serão distribuídos durante as festividades do Natal 2024.
Atual regente da “Lyra dos Campos”, Lucas Barros explica que o repertório preparado para esta apresentação de aniversário é eclético, “demonstrando a versatilidade com que a Lyra dos Campos vem trabalhando nesses 72 anos”. O concerto também dará início à programação de Natal 2024, contando com música natalina.
Entre as obras executadas, está uma peça escrita por Lucas Barros, nos moldes do repertório erudito para bandas sinfônicas. Também haverá obras de compositores renomados dentro da música popular instrumental, como Benny Goodman e Astor Piazzolla. E um solo de vibrafone escrito por Mark Glentworth em homenagem ao seu professor, Gilbert Webster.
Mas o principal número da noite, segundo o regente, será a apresentação de ‘Danças Polovtsianas’, com a participação especial do Coro Cidade de Ponta Grossa. “Essa obra é o ato final de uma grande ópera do compositor Alexander Borodin”, conclui Barros.
Publicado em 22 de novembro de 2024 às 16:31