MUSEU PARANAENSE É MAIS UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA E CULTURAL DE CURITIBA

Aberto de terça-feira a domingo o MUPA fica próximo ao Largo da Ordem e às ruinas do Alto São Francisco

O Museu Paranaense (MUPA) é o terceiro mais antigo do Brasil e uma grande atração de Curitiba. Com a conclusão do processo de restauro e reforma a comunidade já pode usufruir desse patrimônio material e cultural da cidade. A reforma foi iniciada em 2022, devolvendo ao prédio a exuberância do antigo Palácio do Governo do Paraná. O MUPA se localiza no Alto São Francisco, próximo ao Largo da Ordem, da famosa feirinha dos domingos, e ao Belvedere e ruínas, num local de alta frequência dos curitibanos e turistas que visitam a Capital. Não há cobrança de ingresso e fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.

Fundado em 1876, o Museu Paranaense comemora neste mês 148 anos. É a primeira instituição científica e cultural do Paraná e guarda um acervo com cerca de 500 mil peças, um dos mais importantes da América Latina. Entre suas coleções estão conjuntos etnográficos, arqueológicos, históricos e artísticos tombadas em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as pesquisas científicas e práticas contemporâneas de forma interdisciplinar.

Construído por Júlio Garmatter, para ser residência de sua família, o palácio é uma construção eclética, executada entre 1928 e 1929, pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves. Em 1938, o então interventor do Paraná, Manoel Ribas, adquiriu a propriedade para instalar a sede do governo estadual. O casarão passou, então, a ser conhecido como Palácio São Francisco.

O governo permaneceu no prédio até 1953, quando o Executivo ganhou sede no Centro Cívico, hoje Palácio Iguaçu. Em 1961, a edificação serviu ao Tribunal Regional Eleitoral. Em fins de 1986 foi parcialmente restaurado. No ano de 1987, a construção original foi tombada e, em meados de 2002, iniciou-se a restauração do prédio, a reforma do Anexo 1 e a construção do Anexo 2 com o objetivo de abrigar o Museu Paranaense. A inauguração ocorreu em 19 de dezembro de 2002.

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destaca a relevância dessa entrega para o patrimônio cultural do Paraná. “A conclusão dessa reforma do Museu Paranaense é um marco não apenas pela preservação de um dos espaços mais significativos da nossa história, mas também pelo fortalecimento do acesso à cultura e à memória do nosso povo. O MUPA reflete a riqueza cultural do Paraná, e garantir sua preservação e modernização é investir no futuro e na continuidade do nosso patrimônio”, afirma.

Publicado em 8 de setembro de 2024 às 14:45

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.