LAURA SOUZA É BICAMPEÃ DO TÊNIS DE MESA NOS 70º JEPS

Aluna do Colégio Integração vai representar o Paraná em João Pessoa na Paraíba

Os primeiros atletas que irão representar o Paraná nos da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba, foram conhecidos na rodada de final de semana dos 70º Jogos Escolares do Paraná, que estão acontecendo em Pato Branco. Os campeões do taekwondo, natação, judô, tênis de mesa e ginástica rítmica já estão iniciando a preparação para a competição nacional, que é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entre os dias 13 e 28 de novembro.

A mesatenista Laura Souza, do Colégio Integração de Ponta Grossa, brilhou mais uma vez, aos 15 anos conquistou o seu segundo título consecutivo nos JEPs e “carimbou o passaporte” para João Pessoa. No masculino, Guilherme Rodrigues, do Colégio Axia de Maringá, também conquistou o bicampeonato na categoria de 15 a 17 anos.

Para Emerson Gerônimo, vice-presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, o crescimento da modalidade é evidente. “Estou envolvido com os Jogos Escolares desde 1986, e posso garantir que crescemos e melhoramos muito, tanto em infraestrutura quanto em organização, o que resultou na melhoria do nível técnico dos nossos competidores” afirmou, acrescentando que os JEPs podem ser considerados entre os melhores eventos esportivos do País.

A judoca Ana Mares da Costa, do Colégio Estadual Euzebio da Mota, de Curitiba, levou o ouro no meio-pesado (até 63kg), vencendo suas três lutas. Há doze anos na modalidade, Ana coleciona títulos, entre eles o de campeã nacional nos Jogos da Juventude. A atleta também foi convocada para a disputa do Campeonato Mundial Sub-18, em Lima, no Peru, de 28 de agosto a 1º de setembro.

Já na ginástica rítmica, as premiações contemplam campeãs individuais por aparelhos bola e maças e a campeã (1ª divisão) e aparelho bola e campeão geral (2ª divisão), além das melhores ginastas paradesportivas. Na 1ª divisão, Toledo conseguiu o ouro, com o Colégio Cívico Militar Moraes Rego, e o bronze, com o Colégio La Salle. A prata ficou para o CE Luarlindo Dos Reis Borges, de Pinhais.

A primeira modalidade a definir um pódio foi a natação. Na prova dos 800 metros, Isabelly Sinnott, de Curitiba, ficou com o ouro, seguida por Maria Eduarda Targat, de Foz do Iguaçu, com a prata, e Milena Prado, de Cascavel, com o bronze. “Nasci com sérios problemas pulmonares que exigiram cuidados especiais. Comecei a nadar logo aos seis meses por exigência médica”, contou Isabelly. “A natação não só melhorou minha saúde, como também me tornou uma campeã.”

Os Jogos Escolares são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com o município de Pato Branco, a Secretaria Estadual da Educação (SEED) e os Núcleos Regionais da Educação.

Publicado em 5 de agosto de 2024 às 13:48

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.