Opinião: Projeto de terceirização da manutenção das escolas estaduais é um avanço para a Educação do Paraná
O Projeto “Parceiro da Escola”, votado e aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná neste início de semana, deve ser sancionado pelo Governador Ratinho Júnior ainda nesta quarta-feira (5).
Apesar das confusões e desinformações, causadas por integrantes de movimentos contrários ao projeto, a proposta é um avanço significativo para a educação no Estado do Paraná, considerada uma das melhores do país.
Em suma, as escolas que decidirem por este modelo, terão o benefício de contar com empresas privadas que irão realizar serviços de manutenção predial diversa, contratadas através de processo de licitação, mas que após a contratação, ficarão responsáveis diretas pelos concertos de torneiras, janelas, portas, pisos, e toda a sorte de serviços necessários para o bom andamento dos serviços pedagógicos nas escolas estaduais.
E o mais importante: o plano pedagógico, a direção das escolas, e as aulas, ficarão a cargo dos profissionais de educação, como sempre foi.
O que os maus intencionados tentarão fazer acreditar é que as escolas seriam terceirizadas totalmente, ou seja, até mesmo os cargos de direção, pedagogia e professores, seriam privatizados. Isto não é verdade!
Baderneiros de plantão, igual os quais invadiram a Assembleia e depredaram prédios públicos na segunda-feira passada, utilizaram postagens nas redes sociais para confundir a população paranaense.
Mas, o povo do Estado do Paraná já sabe que a Educação, em nosso Estado, é levada a sério, com a melhoria contínua na qualidade do ensino e a privatização vem adicionar um avanço significativo neste processo.
- Paulo Sérgio Rodrigues, diretor do PG Em Destaque.
Publicado em 5 de junho de 2024 às 08:07