52º FENATA TEM HELOÍSA PÉRISSÉ NA ABERTURA
Com 40 anos de carreira a atriz apresenta um espetáculo aclamado pelo público e crítica
Um grande espetáculo está programado para a noite desta quinta-feira (7), às 19h30, no Cine-Teatro Ópera, com a atriz Heloísa Périssé participando da abertura do 52º Festival Nacional de Teatro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Conhecida pela sua atuação na televisão e no teatro, Périssé estará apresentando a comédia “A Iluminada”.
A atriz se transforma em Tia Doro, a ‘iluminada’, em um monólogo que remete às palestras no estilo ‘ted talks’, criando um espetáculo recheado de muito humor e reflexões, com histórias de superação pessoal e evolução espiritual vividas pela personagem. Após sua estreia em 2021, “A Iluminada” lotou casas ao redor do Brasil e Portugal e foi indicada ao prêmio Fita 2024, na categoria Melhor Atriz.
Périssé destaca a alegria em participar, pela primeira vez, do Fenata. “Entendo que o artista tem que ir onde o povo está. E eu fico muito feliz em levar minha arte em todo ato cultural que o Brasil promove”, diz.
Criada por Périssé, inspirada por eventos pessoais, sob direção de Mauro Frias, a comédia e sua protagonista abordam de forma bem-humorada a superação de medos e a coragem para enfrentar os desafios da vida.
Ao visitar histórias pessoais de superação por meio da arte, Périssé cria a oportunidade para o público ‘abraçar as próprias sombras’, afim de desenvolver a empatia para reconhecer a necessidade de acolhimento que todos possuem. A atriz enxerga na comédia a melhor forma de abordar determinados temas, ao fazer menção à frase “O humor entra onde coisa alguma consegue entrar”, do saudoso humorista Chico Anysio. “É libertador tratar de temas sérios com a leveza que o humor proporciona. Eu busco um trabalho que transporte o público para um lugar de diversão e reflexão”, afirma.
Com classificação indicativa livre e duração de setenta minutos, os ingressos para “A Iluminada” estão à venda e podem ser adquiridos de forma on-line.
O 52º Fenata é realizado pela UEPG, pela FAUEPG e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar, GMAD, Itaipu Binacional e Belgotex do Brasil. Apoiam o evento a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa e Sesc Paraná. A promoção é da RPC e a produção da Estratégia Projetos Criativos.
Publicado em 6 de novembro de 2024 às 16:23