180 mil alunos disputam etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais

Provas serão realizadas online e classificam 9 mil alunos para a terceira fase

Começa nesta quarta-feira (19) a segunda etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Estão classificados para a competição os 180 mil estudantes que obtiveram os melhores resultados na primeira etapa, realizada no mês de maio. As provas seguem até sexta-feira (19).

Da primeira fase da Olimpíada, que aconteceu logo após a Prova Paraná, participaram 900 mil estudantes de 397 municípios do Estado. A Olimpíada possui quatro fases classificatórias (três online e uma presencial) e oferece aos finalistas medalhas de ouro e um curso de aprofundamento no aprendizado de Matemática, que está previsto para acontecer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu. A imersão, capacitará os estudantes a concorrerem nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), em 2025.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, explica que a Olimpíada foi concebida com objetivo de engajar os estudantes no estudo da Matemática. “A OMAP contribui para melhorar a proficiência dos alunos e aperfeiçoar a prática pedagógica, incentivando o interesse e a participação ativa dos estudantes na aplicação prática deste componente curricular”, afirma o secretário.

“Em 2023, tivemos 123 alunos da rede competindo em nível nacional. Dada a forte presença do Estado na competição, conseguimos, neste ano, ampliar o número de participantes para o evento em quase 30 novas vagas”, conta Roni Miranda.

Assim como nas demais fases classificatórias, a segunda etapa da OMAP será realizada via Plataforma Quizzis, na próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. Para participar, o aluno que foi classificado na primeira etapa deve procurar a direção da escola para encaminhamento à realização dos testes. As provas terão 12 questões, duração de duas horas e classificarão os alunos para a 3ª fase do processo, prevista para os dias 30 e 31 de julho, quando 9 mil alunos deverão concorrer.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.